Costa dos Coqueiros recebe visitantes de 25 países para imersão em reservas naturais e projetos socioambientais
Iniciativa promove o encontro entre jovens de diferentes países e os projetos socioambientais da Bahia
O Litoral Norte da Bahia se tornou o cenário principal do III Fórum de Jovens da Rede de Reservas da Biosfera da Iberoamérica, Caribe, Espanha e Portugal, que segue com programação até o dia 7 de novembro. Mais de 70 jovens de diferentes partes do mundo estão participando do evento, que inclui visitas a sete importantes projetos locais focados em turismo ecológico, educação ambiental e proteção da Mata Atlântica e sua biodiversidade. Essas iniciativas fazem parte do primeiro roteiro turístico dos Postos Avançados da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no Brasil.
Entre os projetos visitados estão a RPPN Lontra, a Reserva Aruá, o Meliponário Pólen Dourado, a Reserva Sapiranga, o Projeto Tamar, a Fazenda Bicho Preguiça e o Parque Klaus Peters. Estes espaços são fundamentais para a proteção de espécies ameaçadas como tartarugas marinhas, baleias, abelhas nativas e para a conservação de agroflorestas e áreas de observação de vida silvestre.
A visita começou pelo Aruá Observação de Aves e Natureza, uma área de densa Mata Atlântica que, desde 2023, é reconhecida como Posto Avançado da RBMA. Esse local, que abriga espécies como o bicho-preguiça-de-coleira e o ouriço-preto, se destaca pela educação ambiental, com programas voltados para crianças e adolescentes, além de ser um dos maiores corredores ecológicos do Litoral Norte da Bahia.
No Meliponário Pólen Dourado, os participantes puderam conhecer o trabalho de conservação de abelhas nativas e a prática de melipoterapia, que visa promover a conexão dos visitantes com a natureza e ajudar na superação do medo das abelhas. O Pólen Dourado é o primeiro meliponário do mundo a receber o título da Unesco como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, além de promover a geração de renda para as comunidades locais por meio da venda de mel, pólen e própolis.
Este evento está sendo realizado pela primeira vez no Brasil, no Eco Parque da Mata, em Entre Rios, ponto estratégico do Roteiro da Biosfera Costa dos Coqueiros. A iniciativa é promovida pela Unesco, com o apoio de diversos órgãos e entidades, como o Governo da Bahia, a Secretaria do Meio Ambiente, o Inema, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, além das redes IberoMaB e Brasileira de Reservas da Biosfera.