Fundação Casa de Jorge cria prêmio para escritores iniciantes e inéditos
Iniciativa da Fundação Casa de Jorge apoia a produção literária inédita no país
A Fundação Casa de Jorge Amado anunciou o lançamento do Prêmio Myriam Fraga para Autores Inéditos, com o objetivo de incentivar e dar visibilidade a escritores que ainda não tiveram suas obras publicadas, seja em formato físico ou digital. O prêmio é uma oportunidade para autores brasileiros ou estrangeiros com residência fixa no Brasil, maiores de 18 anos, se destacarem nas categorias Ficção e Poesia.
As inscrições serão gratuitas e começam no dia 9 de novembro, data de aniversário da poeta e escritora Myriam Fraga, cuja obra e dedicação à cultura inspiram a premiação. Ela foi uma figura importante na literatura brasileira, ocupando a cadeira 13 da Academia de Letras da Bahia e tendo sido diretora da Fundação Casa de Jorge Amado por várias décadas. O prêmio é patrocinado pelo Ministério da Cultura e pelo Nubank, com apoio da ALB, e tem como objetivo descobrir e publicar novos talentos literários.
A comissão julgadora será responsável pela avaliação das obras enviadas, com base no mérito literário, e três vencedores serão selecionados. Cada um dos autores premiados terá suas obras publicadas em formato de livro, com uma tiragem de 1.000 exemplares, além de receber R$ 4 mil em direitos autorais e 30% da tiragem de seus livros.
Os premiados também terão a chance de participar da Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ) e outros eventos literários promovidos pela Fundação Casa de Jorge Amado. O lançamento do livro está previsto para seis meses após o anúncio dos vencedores, trazendo visibilidade e reconhecimento aos novos autores.