Publicações
Publicado: 08 de novembro de 2024 às 11:42

Salvador é destacada como uma das cidades mais promissoras do mundo; veja o porquê

Crescimento, inovação e cultura: os fatores que colocam Salvador entre as cidades mais promissoras

O Brasil conta com seis cidades entre as mais promissoras do mundo, de acordo com um estudo da consultoria de gestão estratégica Kearney. O relatório, que destaca o dinamismo econômico e cultural das metrópoles brasileiras, inclui São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Recife no ranking de 156 cidades globais, que evidenciam consideráveis avanços em termos de conectividade e atividade de negócios. Os resultados foram apresentados na edição de 2024 do Global Cities Index e divulgados pelo Valor Econômico.

Salvador, a quinta cidade brasileira na lista, obteve um avanço significativo, subindo 16 posições e alcançando o 108º lugar, à frente de Recife, que também teve um ótimo desempenho ao subir 20 colocações e chegar ao 111º lugar. A capital baiana se destaca pelo seu potencial econômico e cultural, refletido na melhoria das condições de conectividade e do ambiente de negócios. A cidade também se beneficia de seu rico patrimônio histórico e da crescente oferta de experiências culturais, fatores que têm atraído mais investimentos e visitantes internacionais.

São Paulo, a cidade brasileira mais bem colocada no índice, avançou sete posições, chegando ao 39º lugar, à frente de cidades como Lisboa e Munique. O Rio de Janeiro, por sua vez, subiu dez posições, ocupando agora o 66º lugar, enquanto Belo Horizonte subiu da 111ª para a 103ª posição.

Porto Alegre, apesar das inundações no Rio Grande do Sul em maio, também registrou um bom desempenho, subindo 19 posições no ranking e alcançando o 96º lugar. Embora os efeitos das chuvas não tenham afetado diretamente os resultados de 2024, a cidade será observada para o ranking de 2025, visto que as condições de conectividade e negócios podem ser influenciadas por eventos climáticos futuros.

O Global Cities Index avalia uma série de indicadores, como a expansão de experiências culturais e o engajamento da sociedade civil em iniciativas políticas. O índice é baseado em 31 métricas distribuídas em cinco categorias: volume de negócios, capital humano, troca de informações e conectividade das cidades, experiência cultural e engajamento político.

Embora o relatório indique que não está necessariamente mais fácil fazer negócios no Brasil do que no passado, ele destaca que algumas cidades brasileiras estão se aproximando de outras grandes metrópoles internacionais. Esse processo de maior conectividade e melhoria na qualidade dos serviços é uma consequência da reversão gradual da globalização, que tem permitido que essas cidades se tornem mais competitivas no cenário global.

Confira as 10 cidades mais promissoras do mundo:

  1. Nova York
  2. Londres
  3. Paris
  4. Tóquio
  5. Cingapura
  6. Pequim
  7. Los Angeles
  8. Xangai
  9. Hong Kong
  10. Chicago