Carne bovina mais cara, entenda o motivo.
o preço médio da carne bovina nos açougues de mercados do Brasil registrou aumento de 8% em comparação a outubro do ano passado
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o preço médio da carne bovina nos açougues de mercados do Brasil registrou aumento de 8% em comparação a outubro do ano passado. Cortes como contrafilé, acém e patinho tiveram aumentos mais próximos de 10%. Um dos motivos para a alta dos preços é a decisão tomada pelos pecuaristas de reduzir a saída de animais para a venda a fim de evitar prejuízos. Foi o baixo valor pago pela arroba que desestimulou a expansão do rebanho e, por consequência, acentuou consideravelmente o abate de fêmeas, reduzindo a natalidade dos bezerros e criando um ciclo que afetou a oferta do produto e, por fim, o encareceu ao consumidor.
Outro motivo é que, as exportações em alta, pressionaram ainda mais os preços no mercado interno. “O que impulsionou essa dinâmica foram as exportações aquecidas e a recuperação do consumo doméstico, com a melhora na renda e a queda no desemprego”, argumenta Thiago Bernardino de Carvalho, pesquisador do Cepea/USP.
O preço do boi gordo, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP, bateu o recorde dos últimos dois anos. Leva tempo para os animais irem para o abate serem vendidos, o que, por contaminar o atacado, mantém a atual patamarização dos índices preços. “Essa alta inevitavelmente será repassada ao varejo. Até o final do ano, não há perspectiva de carne barata para o consumidor”, finaliza o pesquisador.