Brasil destinará US$ 9 milhões para a Aliança Global de Combate à Fome e à Pobreza até 2030.
Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, uma iniciativa cujo objetivo é o mobilização de recursos.
Uma das mais significativas ações desenvolvidas pelo governo brasileiro no G20 é a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, uma iniciativa cujo objetivo é o mobilização de recursos para a implementação de políticas públicas voltadas para a erradicação da fome e da pobreza no mundo.
O Brasil comprometer-se-á a financiar 50% do programa, por meio do investimento de 9 milhões de dólares (aproximadamente R$ 51,74 milhões) até 2030. O objeto essencial dessa ação é a erradicação da fome do planeta até o referido ano. Nesse sentido, o projeto prevê três áreas principais de intervenção:
- Transferência de renda, a beneficiar 500 milhões de pessoas;
- Merenda escolar, alcançando 150 milhões de crianças;
- Apoio à saúde materna e à primeira infância, com foco em 200 milhões de gestantes e crianças .
A referida aliança é uma tentativa mundial de reduzir as desigualdades e assegurar uma vida mais digna a milhões de pessoas no mundo.
O Brasil será representado na Aliança pelo Ministro Wellington Dias, o Ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. A Aliança é constituída por um total de 148 membros fundadores, dos quais 82 pertencem aos Estados Partes, a União Africana, a União Europeia, 24 organizações internacionais, 9 instituições financeiras globais e 31 organizações filantrópicas e não-governamentais. Sua configuração inusitada procura reunir ações globais para o enfrentamento de problemas sociais complexos, como a fome e a pobreza extrema.
Com um leque tão abrangente de participantes, a Aliança é capaz de promover soluções integradas que possam atender tanto às necessidades locais como à aquelas globais. A combinação de governos, organismos internacionais e ONGs torna mais sólida a rede de suporte para políticas públicas robustas e ações coesas, estabelecendo um contexto propício para a transformação social em várias partes do mundo.
Esse tipo de aliança é uma tentativa concreta de unir forças para a promoção de um objetivo comum e a liderança do país, com a atuação do Ministro Wellington Dias, poderá ser decisiva para a realização de ações que realmente façam a diferença na vida de muitas pessoas em situação de vulnerabilidade.