Publicações
Publicado: 22 de novembro de 2024 às 10:20

Super Centro utiliza inteligência artificial para aprimorar o diagnóstico do câncer de mama

(IA) pode desempenhar um papel importante na detecção de lesões que são difíceis de detectar visualmente.

Os laudos de mamografia realizados no Centro Carioca de Diagnóstico e Médica por Imagem (CCDTI) são revisados ​​e assinados por médico habilitado. No entanto, a inteligência artificial (IA) pode desempenhar um papel importante na detecção de lesões que são difíceis de detectar visualmente. O Super Centro Carioca de Saúde é pioneiro no uso de inteligência artificial para detecção de câncer de mama no Sistema Único de Saúde (SUS) e no apoio a essa nova tecnologia.


Os laudos de mamografia são produzidos pelo centro (CCDTI) e analisados ​​e assinados por médicos especialistas. No entanto, a inteligência artificial (IA) desempenha um papel fundamental para ajudar a identificar lesões que são difíceis de ver a olho nu. Com a introdução de novas tecnologias, a unidade pode reduzir o tempo necessário para o diagnóstico, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Em vez de fazer um diagnóstico final, a IA detecta as lesões em apenas 20 segundos, acelerando o processo de diagnóstico. Após a identificação da lesão, cabe ao médico decidir se deve considerar as recomendações de IA para diagnóstico com base na história clínica do paciente.

AI é uma ferramenta que ajuda a identificar rapidamente lesões, incluindo aquelas que podem não ser imediatamente visíveis aos médicos. Como disse Daniel Solanz, Ministro da Saúde do Rio de Janeiro, isso representa um grande desenvolvimento na saúde pública no Rio de Janeiro.

Esta tecnologia é particularmente útil para a chamada “detecção crítica”, ou seja, detectar lesões e determinar a gravidade de cada incidente. O médico que analisa o teste pode decidir se deve considerar sinais de IA com base no estado clínico e no acompanhamento do paciente. Mesmo após a recomendação da IA, o relatório final é sempre feito por um profissional de saúde. Desta forma, a inteligência artificial pode fornecer suporte técnico para melhorar as capacidades de diagnóstico dos médicos nesta área.

 

Acompanhamento dos Exames


O CCDTI também implementou um projecto piloto sobre cancro da mama e tem uma equipa dedicada que supervisiona a avaliação dos pacientes no momento do diagnóstico. O principal objetivo é garantir que os pacientes possam obter rapidamente um diagnóstico preciso por meio de biópsia caso haja alguma alteração nos exames. Assim que o diagnóstico é feito, a equipe do CCDTI entra em contato com o departamento de atenção primária do paciente para iniciar rapidamente o processo de planejamento do tratamento.

No município do Rio de Janeiro, de acordo com a regulamentação do Ministério da Saúde, as mulheres obrigadas a realizar exames regulares de câncer de mama, caso tenham suspeita de câncer, deverão comparecer ao SISREG para realização de mamografia em até 34 dias. deve ir e o período de carência será reduzido para 25 dias. O SNS conta com 12 prestadores, entre unidades próprias e contratadas, que entregam mais de 100 mil vagas de mamografia todos os anos. Desde a sua criação, em Fevereiro de 2023, o CCDTI realizou 41.161 mamografias, contribuindo significativamente para a detecção precoce e monitorização da saúde das mulheres no país.


Ao identificar possíveis sinais de câncer de mama, é essencial estar atenta a alterações no corpo, como a presença de caroços nas mamas ou nas axilas, inchaço ou dor na região da mama, inversão, secreção ou descamação do mamilo, além de alterações na pele, que pode apresentar aspecto enrugado, avermelhado ou irritado. Esses sinais podem ser indicativos importantes e, ao percebê-los, é fundamental procurar uma unidade de saúde para obter orientações e realizar os exames necessários. No Sistema Único de Saúde (SUS), exames como mamografia, ultrassonografia e biópsia são disponibilizados para o diagnóstico precoce e a prevenção do câncer de mama.

Para acessar os serviços de diagnóstico e tratamento do câncer de mama, as mulheres devem procurar uma clínica da família ou um centro municipal de saúde. Para encontrar a unidade de saúde mais próxima, é possível consultar o serviço "Onde ser atendido", disponível no site da Secretaria Municipal de Saúde, facilitando o acesso às informações e ao atendimento necessário. O tratamento médico oportuno é muito importante para aumentar as chances de tratamento e tratamento eficaz, o que mostra a importância do acompanhamento regular da saúde da mulher.