Como as comunidades podem impulsionar o sucesso nos negócios empresariais
O conceito de comunidade é cada vez mais importante nos negócios.
O conceito de comunidade é cada vez mais importante nos negócios, sugerindo que o local de trabalho pode promover o crescimento de uma empresa e dos seus colaboradores. De acordo com o Relatório de tendências da indústria comunitária CMX de 2024, 71% dos participantes da pesquisa relataram um aumento significativo no interesse nas comunidades nos últimos 12 meses. Ao criar comunidades focadas em interesses comuns, como finanças, gestão e inovação, os profissionais terão a oportunidade de compartilhar suas experiências, melhores práticas e ideias e criar um ambiente significativo para o desenvolvimento contínuo. Este exemplo relaciona-se com o conceito de “terceiro lugar” no serviço social, que descreve o local de residência (primeiro lugar) e o local de trabalho (segundo lugar) fora de casa. O terceiro espaço é um espaço de comunicação aberta onde as pessoas podem conectar-se e comunicar sem serem restringidas pelas suas responsabilidades profissionais. Nestas situações, um terceiro local pode ser considerado um refúgio onde os profissionais podem descomprimir, discutir problemas, procurar apoio psicológico e partilhar conhecimentos, longe dos problemas que surgem no consultório. As comunidades que promovem este conceito ajudam a promover uma cultura de colaboração, inovação e inclusão. O relatório CMX mostra que 81% dos entrevistados acreditam que a comunidade tem um impacto significativo nos seus negócios. Tomando como exemplo a área de tributação de energia elétrica no Brasil, especialistas de diversas áreas discutiram regras e práticas de negócios. Nicolas Meira, diretor tributário da Philip Morris Brasil e fundador da comunidade, enfatizou que a confiança é uma das coisas mais importantes. . Muito ereto. “A confiança nos líderes e participantes é necessária para criar um ambiente seguro para discussão, troca de ideias e aprendizagem”, explica Nicholas. O grupo Mulheres Líderes em FinTech (WLF) é outro exemplo de como a comunidade pode ser uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de líderes femininas. Kaliane Abreu, fundadora da WLF e diretora tributária para a América Latina da Emergent Cold Latam, disse que as comunidades têm as ferramentas para criar uma cultura de inclusão e inovação. “Quando se trata de desenvolvimento profissional e de negócios na comunidade, é muito importante para as empresas que desejam apreciar diferentes perspectivas”, disse Kalyan. Karen Miura, que vem da comunidade Maternidade Executiva, que ajuda as mulheres a organizar os serviços de maternidade, também vê a comunidade como um lugar de conforto e relaxamento. “Esse espaço nos permite discutir assuntos que normalmente não abordamos em nosso negócio. “Criar e manter este espaço seguro é importante para a diversidade de pensamentos e para viver bem”, disse Karen
Angela Pugliesi, presidente do grupo W-CFO Brasil, que une diretoras para promover a importância do trabalho em equipe. “Há uma conexão entre as crenças da comunidade e o ambiente de trabalho, para que as ideias fluam tranquilamente em um negócio transparente e todos possam se expressar”, afirma Angela.
Aline Linss, CEO da Formação Executiva de Negócios Tributários (FENT). uma empresa que prepara profissionais do mercado financeiro para desafios novos e emergentes, acreditando que pensar em conjunto é mais poderoso do que pensar sozinho e acompanhando o importante papel que a comunidade desempenha nesse processo. Alain Lins, CEO da Formação Executiva de Negócios Tributários (FENT) disse: “Acredito firmemente que o poder dos grupos é mais poderoso do que a mente humana porque o ambiente que nos rodeia molda os nossos pensamentos e pode influenciar o nosso futuro onde a comunidade empresarial. cria uma rede de apoio que amplia o potencial de todos, potencializando a criatividade e os negócios. CEO da MTX, Augusto Flores. Enfatizando que as comunidades oferecem oportunidades, precisamos aprender com nossos erros “Apoio fortemente a ideia de nos unirmos. Procuro sempre me dar bem com as pessoas. A mudança faz parte da natureza humana. Reforça ideias poderosas, elimina pontos cegos e serve como centro de pesquisa, ensinando-nos através de erros e outros sucessos. É por isso que estou aqui: para ouvir, aprender, debater e estabelecer contactos”, disse ele. A organização informal cresceu e tornou-se uma rede global com 1.800 membros em 15 países.
Comunidades em Foco
Com o intuito de debater o impacto das comunidades e do conceito de "terceiro lugar" no ambiente corporativo, um evento reunirá as principais comunidades empresariais do Brasil em São Paulo, no dia 29 de novembro. Organizado por Karen Miura, CEO da *Maternidade Executiva*, o *Stronger Together* proporcionará uma plataforma para discussões e compartilhamento de conhecimento sobre as últimas tendências do mercado. O evento contará com a participação de renomados líderes de oito comunidades corporativas, que compartilharão suas experiências na gestão desses grupos e oferecerão insights valiosos sobre como aproveitar ao máximo o engajamento comunitário. Entre as comunidades representadas estarão: Maternidade Executiva, Women’s Leaders in Fintechs (WLF), TEWA, POWER TAX BRASIL, W-CFO Brazil, Diversity on Boards, FENT e Manicômio Tributário Podcast/MTX. Karen Miura, organizadora do evento, destaca a importância do coletivo para o futuro das relações humanas: “O *Stronger Together* reflete a essência do que considero ser o futuro saudável das relações humanas: a colaboração e a inovação por meio da força das comunidades”.