Empresários Apostam R$ 200 Milhões em Hotel no Coração do Centro Histórico do Recife
O Novotel Recife Marina é o maior investimento hoteleiro da região.
O hotel Novotel Recife Marina foi inaugurado recentemente no centro de Pernambuco, um investimento de 200 milhões. O projeto, liderado por um grupo de cinco empresários locais, recebeu financiamento no valor de 300 milhões de dólares. O Novotel Recife Marina é o maior investimento hoteleiro da região, oferecendo até 300 leitos, quatro salas de banquetes e três restaurantes. Romero Maranhão, sócio e diretor da Maxxima Empreendimentos, acompanhou cuidadosamente os detalhes da construção, desde a escolha dos acabamentos até a colaboração com o famoso restaurante Bargaço, hoje localizado no hotel. Maranhão disse: “Visitei a loja e participei de todas as etapas do processo. O Maranhão foi inicialmente convidado a trazer sua expertise em projetos habitacionais e atividades na área de energias renováveis. “A ideia era ajudar a construir e alugar, mas no final gostamos do projeto e aderimos à primeira ideia”, disse.
Investimento Comum
Demorou quase dez anos para que o plano hoteleiro fosse aprovado. Maranhão disse: “Viajamos ao Brasil para trazer o melhor para eles. O projeto arquitetônico de Jerônimo Cunha Lim, conecta o prédio ao sistema de água, lembrando uma linha náutica colocada no mar. “Queríamos criar uma imagem, um mapa real do Recife”, disse. Além disso, próximo ao Centro de Convenções de Pernambuco, ao Aeroporto Internacional dos Guararapes, ao centro histórico de Olinda e ao Porto Digital, o mais importante centro tecnológico da região. Essa relação é reforçada pela presença de instituições médicas, de saúde e financeiras, além da empresa RioMar. Maranhão disse: “Acreditamos que o centro de convenções é uma fonte de clientes hoteleiros, criando uma parceria entre o centro e o meio ambiente”. A área também foi elogiada pelo autor e iatista Amyr Klink, que a elegeu a melhor marina do Nordeste. “Acreditamos na capacidade da área e na vontade das agências governamentais em fornecer fundos para a recuperação desta área negligenciada.
A influência da cidade e o legado da cidade
Há mais de dez anos, os empresários viram o potencial da área, que hoje vive com esta empresa. “É claro que esperamos recuperar o dinheiro, mas desta vez também queremos deixar um legado para o Recife e seus descendentes”, frisou Maranhão.
Desde a sua inauguração em agosto de 2024, o hotel já demonstrou um impacto positivo na economia local e na criação de empregos. Formando uma equipe de 940 colaboradores, o processo seletivo priorizou comunidades próximas, como Pilar e Brasília Teimosa, fortalecendo os laços regionais. “A participação da comunidade local é uma das razões pelas quais a cidade assumiu o hotel”, disse este empresário.