Guia prático: Como brilhar e evitar gafes na festa de fim de ano da empresa
Esses segredos vai te ajudar a se destacar sem exageros no evento corporativo do ano.
Como aproveitar (sem riscos) uma festa de fim de ano empresarial
No final do ano começam a acontecer as tradicionais reuniões de empresa. Seja um grande evento corporativo ou um happy hour com sua equipe, é importante lembrar que mesmo em um ambiente informal, você ainda está em um contexto profissional. “Essas festas são uma ótima oportunidade para interagir, principalmente com pessoas fora do seu círculo cotidiano. Mas lembre-se: no dia seguinte tudo muda”, enfatiza Martha Leonardis, CEO da New Connect, empresa de networking internacional. É um ótimo momento para comemorar o sucesso , aproximar-se de líderes ou conhecer colegas de outros setores. Porém, é preciso prestar atenção ao seu comportamento, principalmente depois de algumas taças de vinho. “As reuniões de empresa podem parecer encontros entre amigos, mas não são”, alerta Raphael Rezende, palestrante e Top Voice do LinkedIn. “Existem padrões éticos que devem ser respeitados”, acrescenta Eliete Gomes, Head of Coaching da LHH, consultora internacional de carreira. Embora a atmosfera seja mais casual, suas ações e interações em eventos como esse podem afetar sua imagem perante seus colegas e superiores. Segundo Leonardis, o segredo é encontrar o equilíbrio: “Escolha roupas elegantes, limite o consumo de álcool e evite envolvimentos românticos. O importante é que você possa curtir o evento com tranquilidade, mas sem perder o profissionalismo”. “Um ambiente bem iluminado pode facilitar conexões valiosas, tanto pessoais quanto profissionais”, afirma Raphael Rezende.
Confira essas 10 dicas importantes para evitar erros em festas de empresa:
1. Presença
Mesmo que você não se sinta muito próximo dos colegas ou do chefe, comparecer à festa é importante. Esses tipos de eventos são considerados “socialmente responsáveis” nos círculos corporativos.
2. Escolha o look certo
Confira o dress code do evento e ajuste seu look de acordo com a ocasião. “Seja formal ou casual, escolha algo elegante, profissional e confortável”, aconselha Eliete Gomes.
3. Álcool a gosto
Um ou dois copos está bom, mas tome cuidado se exagerar. Uma aparência alterada pode arruinar sua imagem. “Evite situações constrangedoras causadas pelo álcool”, alerta a conselheira.
4. Saia da sua bolha
Aproveite esta oportunidade para conversar com pessoas fora do seu círculo normal. “A colaboração com colegas de outros setores pode trazer novas perspectivas e ampliar a visão do seu negócio”, aconselha Raphael Rezende.
5. Não fale apenas sobre trabalho.
Agora não é hora de transformar uma festa em uma reunião. Prefira temas mais leves como viagens, hobbies e coisas pessoais. “Histórias silenciosas criam uma conexão mais verdadeira”, diz Martha.