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Publicado: 12 de dezembro de 2024 às 09:54

Vendas de natal devem aumentar 15% e gerar R$ 50 Bilhões em receita

O Natal é um dos dias mais importantes do mercado e a época festiva de 2024 trará lindas imagens.

Natal 2024: As compras devem aumentar 15% e as vendas atingirem R$ 50 bilhões
O Natal é um dos dias mais importantes do mercado e a época festiva de 2024 trará lindas imagens. À medida que o festival se aproxima, os clientes ficam cada vez mais preocupados em comprar presentes, seja para uma tradicional troca na noite de 24 de dezembro, seja para os populares Segredos de amigos e colegas. Segundo pesquisa da Abecs, entidade representativa do setor de pagamentos eletrônicos, as compras de Natal devem chegar a 50 bilhões de reais este ano. Isto representa um aumento de 15,8% em relação ao mesmo período do ano passado, refletindo a natureza mutável dos consumidores e o interesse crescente em produtos únicos e personalizados.

Os presentes mais procurados e gastos médios
Os presentes mais procurados são roupas (60%), brinquedos (42%), sapatos (18%) e cosméticos (15%). A pesquisa revelou ainda que o gasto médio com presentes será de 446 reais, ante 418 reais registrados no Natal de 2023. Os consumidores com 60 anos ou mais planejam gastar cerca de 498 reais, enquanto os consumidores com idades entre 25 e 34 anos planejam gastar em média 426 reais, e a geração Z com idades entre 18 e 24 anos tem um gasto médio estimado de 4.444,
reais. Quando as mulheres estiverem prontas para investir R$ 379. Curiosamente, entre os que primeiro consideram comprar estão os jovens entre os 18 e os 34 anos, com uma percentagem de 74% e 77%, respetivamente.
As lojas físicas ainda são as mais populares
Embora o comércio eletrônico tenha se desenvolvido fortemente nos últimos anos, a preferência por compras em lojas físicas ainda é muito elevada; 73% dos entrevistados planejam comprar um presente para alguém. Apenas 31% disseram que comprariam em lojas online.
Meios de pagamento mais utilizados
Os cartões de crédito e débito continuam a ser os principais meios de pagamento, com 49% dos consumidores a manifestarem esta preferência. A taxa de utilização de cartão de crédito na faixa etária de 25 a 34 anos aumentou para 52%. Além disso, 77% dos participantes pretendem parcelar. Outro método de destaque é o Pix, preferido por 40% dos participantes da pesquisa. A praticidade e rapidez desse meio de pagamento ganham cada vez mais espaço no mercado.
Conclusão
O Natal de 2024 trouxe grandes expectativas para o setor varejista, impulsionado pela crescente demanda do consumidor e pela busca por presentes de qualidade e personalizados. Para empresas e comerciantes, sejam físicos ou digitais, esta é uma oportunidade de atender diferentes necessidades e conquistar clientes. O desafio é mudar a nossa estratégia para atender às preferências e comportamentos regionais para fazer uma compra memorável num dos dias mais importantes do ano.