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Publicado: 12 de dezembro de 2024 às 10:20

Brasileira assume liderança do marketing global de marca de beleza em Paris

Júlia Blum, carioca, iniciou sua carreira no Rio de Janeiro, depois mudou-se para São Paulo e está prestes a iniciar uma nova posição profissional em Paris.

 Júlia Blum, carioca, iniciou sua carreira no Rio de Janeiro, depois mudou-se para São Paulo e está prestes a iniciar uma nova posição profissional em Paris. Até ser gerente de marketing do Grupo Naos no Brasil, responsável por marcas como Bioderma, Júlia ocupou cargo de gestão global no marketing do Institut Esthederm, marca da empresa francesa. “Construir um negócio global sempre fez parte da minha estratégia”, afirma o gestor, que persegue deliberadamente este objetivo desde que ingressou no Grupo Naos, há mais de 40 anos, passando pelo biólogo e farmacêutico Jean-Nöel Thoreau, explicou Júlia. desejo de trabalhar no cenário mundial. Além disso, dedique-se a aprender francês e a estreitar a sua relação com a equipa internacional que encontrará nesta organização. Quando surgiu a oportunidade de uma nova exportação, Júlia encontrou um forte relacionamento com o diretor internacional da marca. “Durante um jantar em viagem de negócios, conversei sobre o lugar. Ele me perguntou se eu tinha interesse e foi assim que tudo começou”, lembra. Destacam-se suas habilidades de comunicação, sua formação em rádio e televisão e sua experiência como ator. Esta posição, aliada a uma posição colaborativa, permitiu a Júlia gerir 16 mercados globais – Europa, América Latina, Ásia e Médio Oriente – a partir da sede da empresa em Paris. “Os resultados falam por si, mas o que realmente me inspira é a capacidade de me conectar com as pessoas e trabalhar com elas”, explica. Júlia começou a vender lindas velas. Enquanto trabalhava como redator em uma empresa de comunicação, ingressou no Grupo L'Oréal, começando como funcionário da marca La Roche-Posay e, em quatro anos, ascendeu ao cargo de gerente de produto. Mais tarde, junto com Pierre Fabre, liderou a renovação da marca Ducray no Brasil. Após ingressar no Grupo Naos, há quase seis anos, Júlia assumiu a gestão de produtos da Bioderma – responsável por 80% das vendas globais do grupo – e, nos últimos dois anos, é proprietária de outras marcas do portfólio, por exemplo. como État Pur e Instituto Esthederm.

O Brasil está na agenda internacional da Nação. Em 2023, o grupo, que já conta com mais de 130 países, registrou faturamento de R$ 210 milhões no país e a expectativa é que 2024 termine com R$ 260 milhões. A importância do Brasil na promoção de talentos também pode ser percebida, como no caso de Maurilio Teixeira, ex-presidente do Grupo Naos no Brasil, que foi nomeado presidente global. “A minha mudança para Paris reflete o movimento internacional da empresa, que valoriza a diversidade de talentos internacionais”, afirmou Júlia.
No novo cargo, o gestor terá o desafio de apoiar a estratégia internacional do Institut Esthederm no contexto de cada mercado, e fortalecer a marca nos 16 países sob sua supervisão. “Será uma grande oportunidade de aprender com um novo mercado e participar da minha experiência no Brasil. Estou sempre em busca desse intercâmbio internacional”, enfatizou.

Abaixo, Júlia compartilha lições e estratégias para construir um negócio global:

Como você planeja construir um negócio global?
Desde o início no Grúpa Naos, eu tinha um objetivo claro de controlar o mundo inteiro. Trabalhei muito para me destacar, construir relacionamentos importantes e entregar resultados sólidos. Em encontros e viagens farei o possível para mostrar o trabalho do Brasil para o mundo, porque me fez ver e abriu portas.
Que habilidade ajudou você a se destacar?
Além de números e presentes, acredito que minha capacidade de colaborar e me conectar com as pessoas é importante. No trabalho internacional é importante criar uma ponte entre a equipe e o mercado. Minha formação em comunicação e teatro tem me ajudado muito, principalmente no trabalho e na interação com diferentes públicos.
Como usar a criatividade em uma área como a dos negócios internacionais?
A inovação está relacionada com o desenvolvimento das redes sociais e com a natureza mutável dos mercados. Um exemplo é o óleo hidratante renovador da Bioderma no Brasil, vendido mundialmente como produto para a pele. Aqui, estamos falando de pessoas que preferem esfoliar a pele no banho, o que tornou o produto um best-seller.
O que você diria a um candidato a emprego no mundo?
Primeiro, os resultados devem ser bons. Então, invista em networking, mostre seu trabalho e tenha a chance de aprender. A linguagem também é importante; Além do inglês, aprender o idioma local da empresa demonstra interesse e flexibilidade. Por fim, pense no que você deseja alcançar, mas não tenha medo de se esforçar e criar oportunidades.