Publicações
Publicado: 12 de dezembro de 2024 às 10:35

Educação vem de herança afirma a nova CEO da Ânima Educação

A diretora argentina é a primeira mulher e a primeira pessoa de fora do grupo sócio fundador a ocupar este cargo.

Após 20 anos na ArcelorMittal, começando como aprendiz e subindo até a alta administração, Paula Harraca agora é CEO da Ânima Educação. A diretora argentina é a primeira mulher e a primeira pessoa de fora do grupo sócio fundador a ocupar este cargo. “Em todos os lugares que fui fui o primeiro, mas sempre disse que não era o último”, disse ele. Paula iniciou sua carreira na ArcelorMittal em sua cidade natal, Rosário, sendo a única mulher entre 500 pessoas. Ela se tornou a primeira mulher no conselho, mas quando deixou a empresa, outras três ocupavam cargos de liderança. Durante suas viagens, esteve em seis países e adquiriu experiência em diversas áreas, principalmente aquelas relacionadas à gestão e desenvolvimento de recursos humanos. Embora tivesse deixado o cargo de CEO da empresa, ele decidiu sair. “Eu sabia que poderia ser CEO, mas havia uma diferença entre meu status e ser presidente de uma empresa industrial”, lembrou. Meu relacionamento com a Ânima começou em 2019, quando ingressei no conselho consultivo da Una, organização que iniciou a Ânima. Em maio de 2023, foi convidado a participar do processo seletivo de CEO e no final do ano passou a integrar o conselho de administração da empresa para conhecer melhor a empresa. "Tenho uma ligação profunda com a educação. Minha mãe foi professora universitária durante 50 anos e o dom que herdei foi o conhecimento", diz o diretor. Fundada há 21 anos, a Ânima conta com 18 instituições de ensino superior e mais de 700 centros de treinamentos por todo o Brasil, após a liderança dos atuais presidentes do Conselho, Daniel Castanho e Marcelo Battistella Bueno, nos últimos seis anos, Paula terá o apoio de Marcelo até o final de. 2024 para garantir o intercâmbio

Decisões e mudanças
Após deixar a ArcelorMittal, Paula ministrou mais de 50 palestras, publicou o livro O Poder Transformativo do ESG: Como Alinhar Lucro e Propósito, e foi convidada para: Grandes corporações . “No ano passado recebi oito ofertas e esta é a primeira vez que ouço ofertas na minha vida.” Segundo ele, o processo de tomada de decisão exige autoconsciência. “Preciso saber onde está o significado do meu poder. Não se trata apenas de status, posição ou dinheiro. Sempre vi o trabalho como uma missão de servir a equipe e a empresa, e não como algo que define quem eu sou.” Mas a transição não foi apenas técnica, Paula também encerrou um casamento que começou enquanto trabalhava na ArcelorMittal. "Houve duas grandes mudanças que me fizeram decidir desistir. Confiei no processo e estava aberto a coisas novas.

Relacionamentos e Liderança
Para Paula, construir relacionamentos reais em "Negócios é P2P, não B2B ou B2C . As pessoas falam com outras pessoas. “É isso que faz o mundo girar.” Seu relacionamento com as pessoas lhe permitiu superar obstáculos e conquistar novos lugares. Falando em liderança, Paula apoia um aluno por meio de confiança, aceitação e influência. "Um líder deve ser como um trampolim. Não apenas encorajamos as pessoas a avançar, mas também as apoiamos quando elas falham. "Liderança não tem a ver com poder, mas com ação."

Desafios para uma nova posição
Agora À frente da Ânima, Paula tem como tarefa definir o plano de crescimento da empresa e orientá-la para o futuro.Para ele, a chave do sucesso é alinhar estratégia, cultura e missão e criar um ambiente harmonioso entre o trabalho e os valores da empresa
“Somos uma empresa de pessoas. Atrair talentos brilhantes, promover líderes dinâmicos e construir uma cultura forte são nossas principais ferramentas para navegar em um mundo em constante mudança.”