7 Dicas práticas para superar a procrastinação em 2025
Essas estratégias são infalíveis para combater a procrastinação em 2025
Por que procrastinamos e como quebrar o hábito
Embora possa parecer paradoxal, há uma explicação psicológica para a procrastinação. Estudos mostram que pode atuar como um “supressor de humor” a curto prazo. É uma resposta ao estresse ou à ansiedade como mecanismo de defesa contra o medo do fracasso, críticas externas ou autocrítica excessiva.
Este comportamento, embora proporcione alívio imediato do estresse, vai contra o nosso melhor julgamento. Embora a procrastinação exija energia e esforço, a procrastinação pode levar-nos a envolver-nos em atividades que não contribuem para os nossos objetivos. A pesquisa mostra que as pessoas que procrastinam experimentam níveis mais elevados de estresse e níveis mais baixos de bem-estar porque muitas vezes enfrentam conflitos motivacionais internos.
leva apenas 5 minutos para começar com algo simples. Essa coisinha pode reduzir o estresse e facilitar o progresso. Quando você percebe que o trabalho é mais do que realmente é, você cria um sistema de motivação para ajudá-lo a continuar.
2. Autocontrole
Seja gentil consigo mesmo quando se deparar com tentações. Substitua pensamentos negativos como “Não sou bom o suficiente” por afirmações positivas como “Eu posso” ou “Eu escolho tentar”. A pesquisa mostra que a autocompaixão pode aumentar sua capacidade de ser autocompassivo e ajudar a combater a procrastinação, reduzindo a autocrítica.
3. Busca pela perfeição
O medo de entregar algo “imperfeito” é um dos principais motivos da procrastinação. Aceite que o progresso é mais importante que a perfeição. Permite que você crie o primeiro documento e o edite mais tarde. Muitas vezes, o primeiro passo é melhor do que você pensa e torna o resto do processo muito mais fácil.
4. Evite se descrever
Evite se descrever como um “procrastinador”. Essa característica reforça o comportamento e dificulta a mudança. Em vez de tratar a recuperação como um hábito temporário, torne-a parte de quem você é. Dessa forma, você poderá criar oportunidades para mudar seu comportamento e recuperar o controle de suas escolhas.
5. Crie recompensas
Seu cérebro busca prazer e tenta evitar desconforto. Aproveite isso criando recompensas para cada etapa concluída. Pode ser algo tão simples como assistir sua série favorita ou fazer uma pausa para relaxar depois de concluir uma parte importante do seu trabalho. As recompensas podem aumentar a motivação e ajudar a construir relacionamentos positivos no trabalho.
6. Priorize
Crie uma lista de tarefas organizadas em ordem de importância. Concentre-se naqueles que precisam de mais velocidade ou alcance. Concluir pequenas tarefas cria uma sensação de realização, que serve de motivação para continuar melhorando.
7. Pensando nos benefícios futuros
A procrastinação costuma estar associada à busca de ajuda imediata, mas isso pode prejudicar seus objetivos de longo prazo. Pense em como você se sentirá ao concluir a tarefa e nos benefícios que ela trará para sua vida. Essa mudança de pensamento o ajudará a se concentrar no que é importante.
Conclusão
A procrastinação não é apenas um mau hábito. Este é um hábito que pode ser superado com reflexão. Praticar a autocompaixão, dividir tarefas e priorizar são técnicas fundamentais para gerenciar o tempo e aumentar a produtividade. Ao fazer pequenas mudanças, você pode mudar sua relação com os acontecimentos e reduzir o impacto negativo que esse padrão tem em sua vida.