Publicações
Publicado: 14 de janeiro de 2025 às 10:38

Estudo revela que habilidades em IA potencializam oportunidades de promoção

Empresas preferem contratar profissionais com menos experiência, mas oferecem salários mais altos para quem domina inteligência artificial.

Uma pesquisa realizada com 4 mil profissionais, gestores e executivos seniores nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Austrália, Nova Zelândia e Índia mostrou que 38% dos entrevistados receberam aumento salarial ou promoção. Tecnologia, incluindo inteligência artificial. A demanda por profissionais técnicos, principalmente na área de inteligência artificial, tem crescido significativamente. O Índice de Tendências de Emprego de 2024 da Microsoft destaca que a inteligência artificial se tornará uma habilidade crítica em muitos setores, além dos profissionais de TI. Um inquérito que envolveu mais de 30.000 profissionais em 31 países revelou que 71% dos empregadores estão dispostos a contratar candidatos com menos experiência, mas com competências em inteligência artificial, mesmo fora da indústria tecnológica.

O crescente interesse em profissionais experientes em IA surge no momento em que cerca de 90% das empresas planejam implementar soluções de IA até 2028, de acordo com uma pesquisa da AWS. Para alcançar essa transformação, as empresas estão comprometidas em oferecer altos salários para pessoas com habilidades em IA, especialmente nas áreas de TI, vendas, marketing, finanças, operações, recursos humanos, jurídico e garantia. O setor de TI teve um desempenho excepcional, com aumentos salariais chegando a 47%. Além de abrir portas para promoções e aumentos salariais, a IA também está mudando drasticamente a maneira como trabalhamos. Um relatório conjunto divulgado pela Microsoft e pelo LinkedIn em maio de 2024 mostrou que as ofertas de emprego que exigem habilidades em IA aumentaram 323% nos últimos oito anos. Os benefícios notáveis ​​do uso de IA incluem aumento de produtividade e melhorias nas operações do dia a dia. De acordo com uma pesquisa da Freshworks, 98% dos profissionais disseram que a IA os ajudou a economizar tempo no trabalho. 71% se sentem mais produtivos no trabalho, 66% se sentem capazes de lidar com tarefas difíceis e 67% se sentem capazes de gerenciar colegas de trabalho de forma mais eficaz. Para 38% dos entrevistados, a inteligência artificial é necessária para dar conta da carga de trabalho e, entre os líderes, esse número sobe para 49%. Apesar do impacto da IA ​​no mercado de trabalho, 57% dos especialistas acreditam que a tecnologia não substituirá funções, mas mudará responsabilidades. Mika Yamamoto, diretor de marketing da Freshworks, enfatizou: “A IA centrada no ser humano não substituirá os trabalhadores, mas os apoiará. Essa tecnologia permite que os funcionários trabalhem com mais eficiência e melhora a satisfação dos clientes e funcionários.