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Publicado: 16 de janeiro de 2025 às 14:40

O ministro afirma que os investimentos previstos para o setor portuário devem alcançar a marca de R$ 20 bilhões em 2025.

A projeção é encerrar os quatro anos da gestão Lula com um volume de investimentos próximo a R$ 50 bilhões.

O setor portuário brasileiro deve receber investimentos de 20 bilhões de reais até 2025, disse o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Os 18 bilhões, todos provenientes de projetos privados, demonstram o comprometimento do governo em modernizar a infraestrutura do país por meio de parcerias público-privadas. A administração Lula deve investir um total de 50 bilhões de reais no setor portuário durante seu mandato de quatro anos para aumentar a eficiência e a competitividade do comércio. Brasil. Em comparação, o ministro disse que, com apenas dois anos deste governo, o transporte público terá mais investimentos do que o governo anterior fez em quatro anos, totalizando quase R$ 1,2 bilhão. Por exemplo, em 2024, o investimento de ativos públicos será de R$ 1,04 bilhão e o investimento de capital privado, de R$ 10,6 bilhões. Os planos de lançamento de 21 novos projetos portuários até 2025, incluindo 20 ativos e uma concessão, demonstram o dinamismo do setor e a capacidade de atrair investidores nacionais e estrangeiros. Uma das coisas interessantes é a licitação do terminal Tecon Santos 10 no Porto de Santos, que é o maior e mais movimentado porto da América Latina. O novo terminal movimentará 2,4 milhões de TEUs (unidades equivalentes a vinte pés) por ano, representando um salto na capacidade operacional do porto e fortalecendo sua posição estratégica no comércio mundial. Além disso, nosso principal projeto é o Túnel Santos-Guarujá, uma obra de significativo impacto econômico e social, entregue por meio de uma parceria público-privada com investimento de R$ 5,96 bilhões. bilhões. O projeto, que ainda aguarda aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU), terá 870 metros de extensão e atingirá 21 metros de profundidade. Quando concluído, o centro fornecerá uma solução nova e sustentável para viagens entre as duas cidades, melhorando os serviços de estacionamento e ajudando a aliviar o trânsito e reduzir o tempo de viagem. Silvio Costa Filho acredita que esse investimento é essencial para o crescimento econômico sustentável do Brasil. Ele destacou a importância de políticas externas para uma boa infraestrutura e indicou um compromisso com a inovação e a sustentabilidade no setor portuário, alinhando projetos com metas ambientais globais. "Investir em infraestrutura portuária não significa apenas transportar mercadorias, mas também fortalecer a base produtiva do país, criar empregos e promover uma economia competitiva", disse o ministro. Os ambiciosos planos da indústria portuária destacam o importante papel da infraestrutura na cadeia logística do Brasil, que depende dos portos para transportar produtos agrícolas, produtos industriais e outros bens para o comércio internacional. Por meio desse investimento, espera-se que o país melhore suas capacidades logísticas, reduza custos operacionais e melhore sua posição no cenário mundial, gerando benefícios diretos para o crescimento econômico e o bem-estar da população.