Publicações
Publicado: 25 de outubro de 2024 às 14:37

Bahia à espera dos monarcas Suecos: Veja os planos do Rei e Rainha para a visita

Os monarcas Carl XVI Gustaf e a rainha Silvia visitam a Bahia em novembro para fortalecer laços culturais e comerciais.

No próximo mês, a família real sueca desembarcará no Brasil para uma visita oficial, com paradas confirmadas nas cidades de Ilhéus e Itacaré, no sul da Bahia. Esta viagem também inclui visitas a outras capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro.

A Embaixada do Reino da Suécia recebeu autorização para o uso de equipamentos de radiocomunicação durante a estadia dos monarcas, conforme publicado no Diário Oficial da União. O desembarque na Bahia está programado para o Aeroporto de Ilhéus, seguido de um traslado aéreo direto para Itacaré, um destino querido pelo casal, que já esteve na região em outras ocasiões.

O sul da Bahia, especialmente Itacaré e Ilhéus, ocupa um lugar especial no coração da realeza sueca, sendo descrito pelo casal como um verdadeiro paraíso tropical.

Em 2022, o casal já visitou a Bahia, quando estiveram em Vitória da Conquista para conhecer um Complexo de Escuta Protegida, destinado ao atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência, de acordo com a Lei Federal nº 14.341/2017. Na ocasião, eles visitaram as instalações do complexo e discutiram o trabalho desenvolvido com profissionais do local e autoridades do sistema de justiça. A visita contou também com a presença de gestores municipais e vereadores.

A rainha destacou, na época, sua satisfação com a visita, afirmando acompanhar os resultados da parceria mesmo à distância. Ela expressou seu contentamento com o impacto positivo do espaço na proteção integral das crianças e adolescentes atendidos. A rainha ressaltou ainda a importância da atuação integrada entre os sistemas de políticas públicas, segurança e justiça para assegurar o bem-estar infantil.

A ligação da monarquia sueca com o Brasil vai além das visitas. A rainha, nascida na Alemanha, é filha de uma brasileira, e passou parte de sua infância em São Paulo, onde estudou e aprendeu português. Esse vínculo com o Brasil permanece forte; ela frequentemente relembra a alegria de sua infância no país e menciona com carinho a culinária brasileira, especialmente a feijoada, que aprecia até hoje. O português é ainda uma língua de uso pessoal, pois a rainha costuma fazer contas no idioma devido ao bom ensino que recebeu.

Ao longo dos anos, a rainha tem apoiado diversas iniciativas em solo brasileiro, incluindo uma instituição própria que cuida de crianças e outros projetos voltados ao bem-estar infantil, onde realiza doações significativas. Ela diz sentir-se em casa no Brasil, onde afirma possuir “um coração brasileiro”.

O casal real, que está junto há quase cinco décadas, se conheceu nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, onde a rainha já relatou, em entrevistas, ter se encantado “à primeira vista”.