Robô desenvolvido na China quebra recorde ao correr 100 metros em apenas 10 segundos.
Black Panther 2.0 ultrapassou o recorde dos 100 metros mais rápidos do robô Hound, que percorreu a distância em 19,8 segundos.
Um robô quadrúpede da China, chamado Black Panther 2.0, corta o recorde de velocidade ao percorrer 100 metros em impressionantes 10 segundos. O robô, com 38 kg e 63 cm de altura, foi desenvolvido por uma colaboração entre o Instituto de Inovação em Humanóides da Universidade de Zhejiang e a startup Mirror Me. A máquina, equipada com inteligência artificial, alcançou uma frequência de 5 últimos por segundo, posicionando-se entre os robôs quadrúpedes mais rápidos do mundo. Esse feito superou o registro anterior, que foi de 19,87 segundos, obtido pelo robô Hound. Para efeito de comparação, o velocista Usain Bolt correu os 100 metros em 9,58 segundos, ainda mais rápido que o Black Panther 2.0. Embora impressionante, o robô ainda está distante de superar corredores da natureza, como a chita.
O tempo dos pesquisadores pretende, no futuro, explorar as diferenças entre a movimentação dos robôs e dos seres vivos, com o objetivo de limitar as capacidades de mobilidade dos animais. Inspirados por animais como panteras-negras e jerboás, os cientistas focaram na otimização do movimento do robô, aprimorando força, flexibilidade, precisão e fluidez. Para isso, foram instaladas molas nos joelhos do robô, ajudando a amortecer a corrida e evitar danos em alta velocidade. Além disso, as canelas foram feitas com fibra de carbono, inspiradas no jerboá, o que aumentou a fraco em 135% sem acrescentar muito peso. O robô também foi equipado com “sapatos” que imitam as garras de chitas, melhorando ainda mais seu desempenho.