CTT querem continuar a crescer no mercado ibérico
CTT pretendem expandir ainda mais o mercado de e-commerce e logística na região ibérica
Atualmente, os CTT não são apenas uma empresa de correios, mas sim uma plataforma logística essencial para o comércio eletrônico na Península Ibérica. Com a maior rede de retalho em Portugal, a empresa se tornou um parceiro estratégico para a distribuição de produtos e apoia as empresas no processo de digitalização. João Sousa, administrador dos CTT, destacou em entrevista ao *Jornal Económico* que a companhia tem se concentrado em diversificar seus serviços, com especial ênfase nas áreas de Expresso e Encomendas, soluções empresariais, serviços financeiros, banco e seguros. “É impossível no mundo moderno não trabalhar em parceria”, afirmou Sousa, refletindo a nova realidade do mercado e a evolução dos serviços da empresa.
A Convenção CTT 2025, que aconteceu recentemente, abordou os desafios e as oportunidades do setor de logística e da própria empresa, apresentando as principais estratégias e visão para o futuro aos colaboradores. Durante o evento, também foram realizadas sessões com clientes e parceiros, onde foram discutidas as tendências do e-commerce, a transformação digital das empresas e a inovação. Segundo João Sousa, o objetivo da empresa para 2025 é continuar a expandir no mercado ibérico de comércio eletrônico, fortalecer a rede de retalho e tornar-se um parceiro chave para as empresas, oferecendo novas soluções logísticas e financeiras.
Recentemente, os CTT firmaram uma joint-venture com o grupo Deutsche Post International (DHL), com a intenção de criar um mega-operador de encomendas de comércio eletrônico. Essa parceria estratégica ocorre logo após a compra da espanhola Cacesa por 104 milhões de euros, que permite ampliar a presença da empresa em território ibérico. A empresa tem demonstrado agilidade ao diversificar seus negócios, sempre em busca de novas parcerias e consolidando sua oferta no mercado. Com o declínio no volume de negócios postais tradicionais, o comércio eletrônico se tornou uma das principais fontes de crescimento para a Tietong Express. Além de prestar serviços de distribuição e logística, a empresa posiciona-se como líder no desenvolvimento do setor de comércio eletrónico português. Para atender à crescente demanda, os CTT investiram em tecnologia moderna e ampliaram suas instalações. Desde 2016, a empresa se preparou para um crescimento significativo no comércio eletrônico investindo em uma pequena fábrica de embalagem e processamento em Lisboa e implementando robótica e veículos autônomos.
Em 2011, os CTT investiram 3 milhões de euros em três novas unidades fabris para fazer face ao aumento do tráfego comercial online. Em 2011, foram alocados um total de 4 milhões de euros para instalar 200 novas máquinas em Portugal e Espanha até 2022, o que aumentará a eficiência do sistema de distribuição. Também em 2016. Em 2022, a empresa lançará uma rede de criptografia automatizada chamada Locky, que trará melhorias significativas na facilidade de uso e estimulará a inovação em serviços de logística.
A CTT fornece uma ampla gama de produtos e serviços para empresas de todos os tamanhos e setores. Isso inclui gerenciamento de documentos, processos para evitar perdas materiais, suporte para criação de lojas online e mídias sociais e soluções de call center. A capacidade da empresa de se reinventar é evidente ao longo de seus mais de 500 anos de história, adaptando-se constantemente às novas demandas do mercado e aos desenvolvimentos tecnológicos. Refletindo sobre o progresso e a longa história dos CTT, João Sousa concluiu: “A nossa capacidade de nos reinventarmos é a razão pela qual conseguimos sobreviver durante 500 anos.” O gestor acrescentou que, apesar dos desafios que o setor enfrenta, os CTT continuarão a investir em inovação e busca parcerias importantes para fortalecer sua posição no mercado e garantir o crescimento da empresa no futuro.