Publicações
Publicado: 05 de fevereiro de 2025 às 09:25

Pequenos negócios representam 53% dos negócios que atuam no Brasil

Pequenos negócios: a força que impulsiona 53% das empresas no Brasil

São Paulo liderou a abertura de novos negócios em 2024, registrando um crescimento de 14% em relação ao ano anterior. A região Sudeste também teve destaque, avançando 11,5% no total de novas empresas.

Sergipe se destacou como o estado com o segundo maior crescimento na abertura de negócios (13,2%) e também registrou o menor tempo médio para formalização: apenas seis horas. Já a capital Aracaju liderou o ranking das cidades mais ágeis, com um tempo médio de apenas uma hora para abrir uma empresa.

No caso do MEI, o tempo médio de abertura caiu para 16 horas, representando uma redução de sete horas em comparação ao mesmo período de 2023 e de uma hora em relação ao segundo quadrimestre de 2024. No geral, o processo de abertura de empresas no Brasil tem se tornado cada vez mais ágil, consolidando um ambiente mais favorável ao empreendedorismo.

São Paulo lidera em novas vagas de emprego em 2024, representando um crescimento de 14% em relação ao ano passado. A região Sudeste também teve bom desempenho, onde o número de novas empresas aumentou 11,5%.
Sergipe foi o estado com o segundo maior crescimento empresarial (13,2%) e também teve a maior jornada de trabalho: apenas seis horas. A capital, Aracaju, está no topo das cidades que mais crescem, e abrir um negócio leva apenas uma hora.
De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica do Oriente Médio, a jornada média de trabalho caiu para 16 horas, 7 horas a menos que no mesmo período em 2023 e uma hora a menos que no segundo quadrimestre de 2024. No geral, o processo de abertura de uma empresa no Brasil está se tornando muito fácil, e o ambiente de negócios é bom.