BYD envia equipe para China: Formação no senai Camaçari rende troca de experiências
Intercâmbio Internacional proporciona aprendizado e desenvolvimento para colaboradores
Um novo grupo de colaboradores da fábrica localizada em Camaçari, na Bahia, embarca nesta segunda-feira (28) rumo a Shenzhen, na China, para participar de um programa de treinamento e conhecer de perto a produção de veículos eletrificados da fabricante, reconhecida globalmente por suas vendas.
O intuito desta missão é promover uma troca rica de experiências entre os trabalhadores brasileiros e chineses, fortalecendo a interação entre as operações em ambos os países. Durante o período de quase dois meses de imersão, a equipe também visitará as cidades de Zheng Zhou e Xian.
A nova turma é composta por mais de 70 profissionais, incluindo 35 colaboradores que foram aprovados em um curso de aperfeiçoamento profissional em operação automotiva, oferecido por uma instituição de educação técnica em colaboração com a fabricante. Além disso, farão parte do grupo líderes de produção recém-contratados, professores da instituição de ensino e tradutores. A maioria dos participantes é originária da Bahia, com destaque para aqueles de Camaçari, onde está sendo erguida a maior fábrica da empresa fora da Ásia.
A importância da troca de conhecimentos e experiências entre as equipes dos dois países foi enfatizada, ressaltando que os colaboradores que viajarão estão sendo preparados para se tornarem multiplicadores de informações na cadeia produtiva de veículos elétricos.
Embora esta seja a segunda turma a embarcar para a China, é a primeira vez que profissionais que participaram da formação na instituição de educação técnica terão a oportunidade de visitar a sede da fabricante. Durante o intercâmbio, esses colaboradores também participarão de cursos focados em ‘Supervisão de Montagem e Qualidade em Processos Automotivos’ e ‘Manutenção de Sistemas Industriais’.
Preparação e Certificação
Os profissionais que vão participar da viagem passaram por um treinamento inicial de capacitação voltado para líderes e técnicos, totalizando 44 horas de aulas. O curso foi conduzido por um time de instrutores especializados em Recursos Humanos, Processos Industriais e Projetos. Na sexta-feira (25), os integrantes do grupo participaram de uma cerimônia de entrega de certificados, que oficializou a conclusão do treinamento e acertou os últimos detalhes antes da viagem.
Intercâmbio Anterior
Vale lembrar que um grupo anterior de profissionais já havia embarcado para o país asiático em agosto. Esta primeira turma incluiu 22 especialistas, entre engenheiros e líderes nas áreas de qualidade, processos, planejamento, logística e armazenamento, com a maioria dos participantes oriundos da Bahia, além de um piauiense, um paulista e um mexicano.