Publicações
Publicado: 01 de outubro de 2024 às 08:47

Bolsa do Japão sobe após perdas na véspera

As bolsas de Seul, Hong Kong e Xangai permaneceram fechadas devido a feriados

As bolsas asiáticas encerraram o dia sem uma tendência definida, com o índice de Tóquio avançando após as fortes perdas registradas no pregão anterior, impulsionado pela desvalorização do iene. As bolsas de Seul, Hong Kong e Xangai permaneceram fechadas em razão de feriados.

No Japão, o índice Nikkei 225 subiu 1,93%, alcançando 38.651,97 pontos, enquanto na Austrália, o índice S&P/ASX 200 apresentou uma queda de 0,74%, fechando em 8.208,9 pontos.

A desvalorização do iene em relação ao dólar foi impulsionada pelas declarações do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, que indicou que o banco central reduzirá as taxas de juros "ao longo do tempo", ao mesmo tempo em que ressaltou a robustez da economia dos Estados Unidos.

Em relação aos dados econômicos, a pesquisa Tankan revelou que o sentimento entre os grandes fabricantes japoneses se manteve estável nos três meses até setembro, com níveis de otimismo inalterados, embora estejam avaliando os efeitos da desaceleração econômica na China.

Além disso, o novo primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, foi eleito por votação parlamentar. Richard Tang, analista do Julius Baer, observou que “os investidores parecem perceber suas preferências políticas como menos favoráveis ao mercado, especialmente devido à preocupação com possíveis aumentos de impostos sobre dividendos e ganhos de capital”.