Publicações
Publicado: 02 de novembro de 2024 às 13:17

Reunião do G20: Bahia acolhe líderes das principais economias mundiais

Evento destaca a importância da cultura no desenvolvimento econômico global

Entre os dias 4 e 8 de novembro, a Bahia será o palco da 4ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho (GT) de Cultura e da Reunião de Ministros de Cultura do G20, reunindo líderes das principais economias globais para discutir temas como diversidade e patrimônio cultural, inclusão social e direitos autorais, entre outros. O evento ocorrerá no Centro de Convenções de Salvador e contará com o apoio do Governo do Estado.

Paralelamente, o Seminário Internacional sobre Cultura e Mudança do Clima também terá início no dia 4, com a cerimônia de abertura marcada para às 9h, contando com a participação de diversas autoridades estaduais e representantes da cultura e meio ambiente.

A presença de delegações e ministros de diversos países evidencia a relevância da cultura como uma força transformadora, capaz de promover sociedades mais inclusivas e fortalecer a economia global de maneira sustentável. Os temas abordados nas reuniões são cruciais para a preservação das identidades e heranças culturais, especialmente em um estado que se destaca por sua rica diversidade cultural.

Mais de 120 autoridades estão credenciadas para o evento, incluindo ministros da Cultura de países como Espanha, Alemanha, Índia, Arábia Saudita, Emirados Árabes e muitos outros, além da participação de organizações internacionais como a UNESCO e a UNCTAD.

Os debates do G20 se concentrarão em quatro eixos temáticos: Diversidade Cultural e Inclusão Social; Direitos Autorais e Ambiente Digital; Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável; e Preservação, Salvaguarda e Promoção do Patrimônio Cultural e da Memória. O objetivo é não apenas projetar a cultura baiana, mas também solidificar a importância da cultura como um vetor fundamental para o desenvolvimento sustentável e para o fortalecimento das democracias.

Para enriquecer a experiência do evento, o Governo da Bahia apresentará diversas atividades, incluindo a Casa Bahia no G20 Cultura Brasil 2024, que será instalada no Centro de Convenções. Essa iniciativa contará com o apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte para a comercialização de produtos de 14 Centros Públicos de Economia Solidária e itens do Programa Artesanato da Bahia.

Além disso, uma exposição em homenagem ao artista plástico e ativista ambiental Frans Krajceberg será realizada, destacando sua obra e a relação entre arte e meio ambiente. O Museu de Arte Contemporânea da Bahia também receberá a Exposição Dona Fulô e Outras Joias Negras, que explorará a rica trajetória cultural do Brasil no contexto da diáspora africana.

O evento culminará com um concerto da Orquestra Sinfônica da Bahia, intitulado Sinfonia Terra Brasilis, que acontecerá no dia 8 de novembro, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, apresentando a diversidade das expressões artísticas brasileiras e celebrando a riqueza cultural do país.