Eleição presidencial nos estados unidos em 2024: Trump retorna a presidência dos EUA
Após campanha acirrada, Trump volta à presidência dos EUA para um novo mandato
O candidato republicano à Casa Branca declarou-se vitorioso nas eleições presidenciais americanas, em discurso na madrugada de quarta-feira (6), em um evento repleto de apoiadores na Flórida. Com tom confiante, o republicano expressou gratidão ao público, à família e amigos, descrevendo sua vitória como "um movimento histórico na política americana".
Durante o discurso, destacou a importância de restaurar uma América próspera e segura, prometendo trabalhar incansavelmente para inaugurar o que chamou de "uma era de ouro" para o país. "Essa é uma vitória espetacular para o povo dos Estados Unidos, que permitirá tornar a América grandiosa novamente. Vocês se orgulharão do voto que deram", afirmou.
Com uma liderança de 267 delegados frente a 214 da oponente democrata, o republicano estava próximo dos 270 votos necessários para assegurar a vitória no Colégio Eleitoral, mantendo também uma vantagem significativa no voto popular. A imprensa americana, incluindo estimativas do The New York Times, apontava para uma chance de vitória acima de 95%, com o republicano em vantagem nos estados decisivos para o resultado final.
Aos presentes, o candidato agradeceu a confiança e destacou a importância de fortalecer as fronteiras e regularizar o fluxo de imigração de maneira legal e segura, reiterando o compromisso com uma política de imigração que permita a entrada de pessoas, mas de forma regular e controlada. Em suas palavras, "Vamos fechar nossas fronteiras ao ingresso ilegal, mas sempre permitiremos que as pessoas entrem de forma legal."
O candidato também celebrou os resultados de seu partido nas eleições para o Senado e Câmara dos Deputados, apontando que sua equipe recuperou o controle do Senado e manteve o domínio do Congresso. Em um momento de entusiasmo, parabenizou seu vice, que expressou gratidão pela confiança e exaltou o que chamou de “a mais impressionante reviravolta da história política americana”, reforçando o compromisso com os valores defendidos pela nova liderança.