Trajeto do VLT de Salvador passa por mudanças após ampliação do projeto
Novo trajeto promete melhorar a mobilidade urbana e integrar mais bairros da cidade.
O avanço do projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Salvador foi crucial para a integração urbana. Nesta terça-feira (12), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) concedeu uma nova licença que permitirá a construção de um trecho extra que conectará o VLT ao Comércio, região central de Salvador.
A permissão foi divulgada na edição desta terça-feira (12) do Diário Oficial do Estado (DOE). Confira:
Antes, o projeto do VLT previa um cruzamento que se estenderia até o Acesso Norte do metrô. Com a nova permissão, o percurso será modificado, integrando-se ao sistema de metrô no bairro de Águas Claras. Essa alteração tem como objetivo melhorar a mobilidade e proporcionar uma nova alternativa de transporte para a população.
Esta modificação no projeto ocorre após o término do contrato com a empresa Metrogeen Skyrail em agosto de 2023, quando o governo do estado julgou as propostas da empresa para o reequilíbrio econômico insatisfatórias.
O projeto atualizado do VLT abrangerá uma extensão de 36,4 quilômetros, com 34 estações distribuídas em três grandes segmentos: da Ilha de São João à Calçada, de Paripe a Águas Claras e de Águas Claras até a costa de Piatã.
A ação, avaliada em mais de R$ 5 bilhões, se sobressai por ser mais ousada do que o plano inicial, que previa 25 estações divididas em duas linhas: a amarela que ligaria Ilha de São João ao Acesso Norte, e a verde que ligaria a Feira de São Joaquim ao Comércio.
Com a mudança, o objetivo é estabelecer uma rede de transporte urbano unificada e eficaz para Salvador.
Desde o início das obras autorizado em junho de 2024, já foram adquiridos 40 trens e equipamentos elétricos. A expectativa é que os primeiros testes do sistema iniciem em 2026, conectando regiões populosas e periféricas, como o Subúrbio Ferroviário, diretamente ao centro e à costa da cidade.