Grandes Empresárias Compartilham Conselhos sobre Empreendedorismo Feminino para Iniciar e Expandir Seu Negócio
No Brasil mulheres empreendedoras evidencia os desafios ao fundar e administrar seus próprios negócios.
No Brasil, as mulheres são maioria entre os empreendedores, somando 32 milhões de empresárias em um total de 52 milhões de pessoas à frente de negócios, conforme dados do Sebrae. Esse dado reflete o crescente protagonismo feminino no setor empresarial, mas também evidencia os desafios únicos que as mulheres enfrentam ao fundar e administrar seus próprios negócios. Além da desigualdade de oportunidades e da dificuldade em acessar fontes de financiamento, as empreendedoras brasileiras lidam com uma carga extra de responsabilidades. Muitas vezes, elas são sobrecarregadas com as atividades domésticas e os cuidados com os filhos, o que impacta diretamente no tempo e energia disponíveis para se dedicar ao crescimento do negócio. Essas barreiras estruturais exigem políticas públicas mais eficazes e uma maior conscientização sobre a necessidade de um ambiente de negócios mais inclusivo, que permita às mulheres não apenas iniciar suas empresas, mas também escalar e consolidar suas operações no mercado competitivo.
Essas barreiras não apenas limitam o crescimento e o sucesso das empreendedoras e de suas empresas, mas também causam um impacto econômico considerável. Segundo estimativas do Banco Mundial, o PIB global poderia crescer em mais de 20% se a desigualdade de gênero no empreendedorismo fosse eliminado, o que corresponderia a mais R$ 115 trilhões. A remoção dessas barreiras também permitiriam maior participação de mulheres em setores estratégicos, encorajando a inovação e a diversidade, que são vitais para um crescimento econômico sustentável. A inclusão das mulheres nos negócios não apenas traz vantagem em termos de crescimento das empresas delas, mas também ajudaria a diminuir as desigualdades econômicas expecto entre homens e mulheres e, finalmente, traria um ciclo virtuoso de prosperidade e oportunidades para todos os setores da sociedade.
Dicas para o sucesso
Para ser bem-sucedida na construção de seu negócio, muitas das mais reconhecidas empresárias brasileiras afirmam que é necessário ter fé na própria intuição, encontrar um propósito, estar disposta a se dedicar muito e investir em qualquer treinamento para se capacitar. Além disso, elas sinalizam que é preciso construir uma rede de apoio forte, dentro e fora da companhia; saber como errar rapidamente e efetivamente e ter consciência de quando e como fazer mudanças estratégicas de rumo na trajetória do negócio.
A propósito do Dia do Empreendedorismo Feminino, instituído em 2014 pela Organização das Nações Unidas (ONU), elas conversaram com algumas das empresárias mais bem-sucedidas do Brasil que enfrentaram esses e muitos outros desafios e conseguiram quebrar as dificuldades.
Empreendedoras dão dicas para fundar e escalar seu negócio
Nesse sentido, elas compartilham os conselhos dados que gostaria de ter recebido no início de sua trajetória empreendedora, dicas básicas para quem quer criar e escalar um negócio com sucesso. Tais dicas são fundamentais para quem está começando, mas também para quem deseja estruturar o seu negócio e chegar a um novo patamar.
Patricia Bonaldi, fundadora, CEO e diretora criativa da PatBo, compartilha uma visão encorajadora sobre o'sucesso no mundo do empreendedorismo': "Confie no seu instinto, valorize a sua autenticidade e nunca subestime o poder do trabalho em equipe, tenha fé na força da sua visão, mas esteja sempre disposta a aprender com ela. Encare os desafios como oportunidades para crescer e lembre-se de que a sua história (única) é o que torna seu negócio especial. Acima de tudo, seja resiliente e mantenha a paixão pelo que faz, pois ela pode ser a chave para superar qualquer obstáculo.