Publicações
Publicado: 19 de novembro de 2024 às 15:58

Ministro afirma que o Brasil sai fortalecido no cenário internacional

o Brasil se apresentou fortalecido no encontro, notadamente pela retomada de temas de importância global.

O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, declarou nesta terça-feira (19) que a declaração final dos líderes do G20 abarcou todas as questões estratégicas e prioritárias para o Brasil, respaldo para o país em face do cenário internacional. Para ele, o Brasil se apresentou fortalecido no encontro, notadamente pela retomada de temas de importância global, a afetar diretamente a economia e o futuro ambiental do país.

"Pela primeira vez, o documento aprovado trata de forma clara e direta dos temas essenciais para o Brasil, como a taxação dos super-ricos, um tema chave para a justiça fiscal global. Também existe aqui um destaque para a discussão sobre uma nova governança internacional, mais justa e inclusiva, na qual as necessidades dos países em desenvolvimento devem ser consideradas. Outro assunto de destaque de ampla consideração foi a urgência das mudanças climáticas e as ações efetivas para diminuí-las, um assunto crítico ao futuro sustentável do nosso país e do planeta", comentou o ministro.

Pimenta também salientou a questão de que a liderança brasileira nas negociações e o engajamento ativo do Brasil nas reuniões dos fóruns internacionais são uma evidência do compromisso do país com um desenvolvimento mais equitativo, justo e responsável do ponto de vista ambiental. O encontro foi analisado como uma oportunidade para o Brasil aproximar mais a sua diplomacia e aumentar a sua influência nas questões comuns, especialmente em torno de temas que afetam direto a sua população e seus recursos naturais. 

O êxito do G20 reforça o protagonismo do Brasil e sua relevância no cenário global, destacando especialmente a liderança do presidente Lula nas questões internacionais.

Pimenta salientou que, ao compor o fim da presidência brasileira do G20, o Brasil tem pela frente compromissos internacionais de porte. O país assume a presidência na trajetória do Brics e será anfitrião da COP-30, no próximo ano, em Belém. Segundo o ministro, essas ocasiões são oportunas para o Brasil reforçar ainda mais sua liderança mundial , em particular em campos como o da cooperação econômica entre países emergentes e as ações que precisam ser realizadas para combater as mudanças climáticas. A presidência do Brics, que agrega grandes economias do mundo emergente, dará ao Brasil um papel fundamental nas discussões sobre o futuro da economia mundial, enquanto a COP-30 em Belém trará o país para o centro do debate internacional sobre sustentabilidade e proteção ambiental . 

Informações relevantes

Na manhã desta terça-feira, o Ministro da Secretaria de Comunicação Social do Brasil e a Ministra da Secretaria de Governo do Chile, Camila Vallejo, assinaram um memorando de entendimento que pretende estabelecer ações conjuntas para promover a integridade da informação nos dois países. A iniciativa tem como objetivo a criação de políticas públicas e regulamentos de combate às fake news com o intuito de proteger e fortalecer a democracia.

Ainda nesta terça-feira, o Brasil deverá lançar uma nova ação global em integridade da informação sobre mudanças climáticas, em conjunto com a ONU e a Unesco, com a intenção de garantir que informações precisas e confiáveis sobre clima sejam difundidas, bem como para combater a desinformação que poderia levar nas suas consequências aos esforços globais para lidar com a crise ambiental.

O Ministro sublinhou a importância dessa parceria internacional, principalmente frente aos desafios recentes do Brasil, tais como ocorreu no Rio Grande do Sul, na Espanha e em outros lugares, onde a disseminação de informações erradas teve impacto negativo em várias áreas, incluindo políticas públicas e respostas a crises.