Aumento na demanda global por conectividade de alta qualidade e acessível aponta OCDE
A OCDE enfatiza que, com as tecnologias digitais desempenhando um papel cada vez mais significativo no desenvolvimento econômico mundial.
O recente relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), denominado "Digital Economy Outlook 2024 (Volume 2)", evidência que a demanda por conectividade acessível e de alta qualidade cresceu maciçamente no mundo. A OCDE enfatiza que, com as tecnologias digitais desempenhando um papel cada vez mais significativo no desenvolvimento econômico mundial, os países não apenas estão priorizando a expansão das infraestruturas de telecomunicações, mas também a construção de redes mais básicas - mais seguras; uma ênfase crescente na resiliência das redes, frente a falhas possíveis e ameaças cibernéticas, e sustentável, garantindo que práticas sustentáveis sejam integradas em sistemas e redes para promover a eficiência energética e limitar os impactos ambientais. O relatório de um consenso de atividades e práticas implementados que devem servir como fundamento para um futuro digital mais inclusivo e sustentável para todos os países, capacidade de resposta aos desafios levantados pela transformação digital acelerada
Durante a última década, a fibra óptica tornou-se a tecnologia de acesso à rede de banda larga que mais cresce nos países da OCDE e tornou-se popular, disse a organização.
O relatório também mostra que novas políticas e avanços na criptografia podem tornar o ambiente digital mais seguro. Estas inovações são consideradas importantes para proteger os dados e aumentar a confiança dos utilizadores nas plataformas digitais.
A OCDE também afirma que diversas medidas, como certificados e selos para a segurança de produtos e serviços, são importantes na redução dos riscos de segurança digital. Estas iniciativas ajudarão a aumentar a produtividade e a promover a confiança no mercado num ambiente digital cada vez mais complexo.
Além disso, a organização descobriu que a faixa etária tem um impacto significativo no uso e na confiança das pessoas nos meios de comunicação, mostrando diferenças baseadas nas gerações na forma como interagem com a tecnologia digital.
.
.