Economistas discutem os avanços e as dificuldades da economia brasileira no contexto atual.
A percepção da realidade econômica é bem outra. Mesmo com os números bons, a sensação de progresso não é refletida no cotidiano da população.
Recentes indicadores econômicos têm mostrando uma economia aquecida, com taxa de desemprego em queda e sinais de recuperação. Entretanto, para muitos brasileiros, a percepção da realidade econômica é bem outra. Mesmo com os números bons, a sensação de progresso não é refletida no cotidiano da população.
Expressões como "pleno emprego", "recuperação da renda do trabalhador" ou "crescimento acima do esperado" expressam a situação brasileira em determinado momento, não obstante economistas buscam antes a tendência de longo prazo da economia, o "filme", a seu juízo, do que depender apenas de "fotos" isoladas. E o professor do Insper, para exemplificar, aponta que, de fato, os números mostram a recuperação, porém há problemas estruturais a serem atacados, a desigualdade de renda e a informalidade do trabalho que ainda machucam a vida de milhões de brasileiros. Esses fatores podem deturpar o sentimento positivo de uma economia em expansão, já que os frutos não são repartidos igualmente por todas as camadas sociais.
"É através da análise do que aconteceu no passado que conseguimos compreender o que somos hoje, e, com essa compreensão do presente, podemos planejar o futuro", explica Otto Nogami, professor de Economia do Insper.
Ao analisar a produtividade, o mercado de trabalho e o ritmo da atividade económica, podemos compreender melhor onde estamos hoje. Tal como no cinema, na economia os acontecimentos desenrolam-se de forma integrada, onde cada ação é ao mesmo tempo resultado e causa de uma nova realidade. Essas diferentes condições econômicas são interdependentes e interligadas, proporcionando uma visão mais ampla da economia brasileira, revelando o progresso, bem como os desafios e conflitos que enfrentamos.
Embora a taxa de desemprego esteja em um dos níveis mais baixos já registrados, isso é apenas parte da história, como explica o professor FGV..
A verdade é: essa pessoa está feliz com a situação? Quando analisamos os dados, vimos que 40% dos empregos eram normais. Isto resulta muitas vezes em empregos arriscados, com poucos rendimentos e sem garantia de estabilidade. O professor de Finanças da FGV, Pierre Oberson de Souza, explicou que muitas vezes os funcionários não sabem quando receberão o salário no próximo mês.
Se um trabalhador que recebeu R$ 1 mil em 2012 comparar sua renda atual, já ajustada às condições econômicas, vê que recebeu R$ 1,1 mil hoje. Este é um aumento em relação a antes, mas será que este aumento é suficiente para melhorar a sua vida? Ele conseguirá pagar o aluguel ou proporcionar uma boa educação aos filhos? Provavelmente não, enfatizou Pierre..
Em média, a parcela da riqueza do Brasil, medida pela renda familiar per capita, diminuiu na última década. O PIB é um indicador de quanta riqueza um país produz, e o PIB flutua para cima e para baixo. Às vezes cresce, às vezes diminui, e no final o Brasil não avança muito. Economistas disseram já ter visto o filme antes, um antigo filme econômico brasileiro.
"Devido à mudança de governo, este problema continua. O governo tem sempre de providenciar algo a curto prazo para chamar a atenção das pessoas, mas existem problemas estruturais que exigem tempo e recursos. Otto Nogami, professor de economia do Insper, explicou que esses benefícios não costumam ocorrer na atual gestão..
No “roteiro” da vida econômica brasileira, cada cidadão é uma pessoa, enfrentando suas próprias histórias e desafios. Por exemplo, Jorge trabalha em um cinema em São Paulo há 20 anos e, mesmo gostando do trabalho, espera o melhor.
"Até hoje não ganho nada, sabe? Trabalho todos os dias, mas os gastos estão aumentando. Tenho dificuldade de arrecadar alguma coisa nesse processo. Vamos lutar para consegui-lo”, disse Jorge Luís Madruga, que trabalhou no filme. Sua história mostra que muitos brasileiros, apesar de anos de trabalho duro, têm problemas constantes para obter estabilidade financeira e alcançar progressos significativos em suas vidas.