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Publicado: 25 de novembro de 2024 às 12:16

Diretor do Google compartilha: Damos mais valor às habilidades comportamentais do que à experiência anterior

Segundo Souza, chegar a uma posição de poder e no mais alto nível no Google ou em qualquer organização as habilidades pessoais podem ser mais importantes do que o currículo em si.

Com mais de 20 anos de experiência, metade dos quais dedicados ao Google, Gustavo Souza foi recentemente promovido a Gerente Geral de Produtos Publicitários no Brasil. Suas novas responsabilidades incluem as áreas de pesquisa de busca, YouTube, performance e mídia impressa.
habilidades simples. “Às vezes eu tive que encontrar habilidades especiais para avançar na minha carreira”, disse ele.


Segundo Souza, chegar a uma posição de poder e no mais alto nível no Google ou em qualquer organização as habilidades pessoais podem ser mais importantes do que o currículo em si. “No Google, valorizamos mais as habilidades práticas do que a experiência profissional anterior”, disse ele.

Iniciou sua carreira em vendas, período em que liderou a transformação digital de clientes em diversas empresas, incluindo SulAmérica, Nextel, Cyrela e Votorantim. No Google, ocupou cargos de liderança em comunicações, finanças e serviços. “Para um profissional de vendas avançar para posições de liderança é importante ser flexível, curioso e focado nas pessoas e nos resultados.”

Quais habilidades foram mais importantes para o seu desenvolvimento ao longo da carreira?

Gustavo Souza: No campo do marketing, o conhecimento técnico é fundamental, especialmente nos primeiros anos de carreira. Diante da grande quantidade de dados e tecnologias disponíveis, a capacidade de compreender profundamente seu setor e gerar resultados significativos é o que realmente estabelece o seu reconhecimento.

À medida que avançamos na carreira, as habilidades comportamentais ganham uma importância crescente. Chega um momento em que você deixa de ser apenas um colaborador individual e começa a assumir responsabilidades de liderança. Nesse estágio, qualidades como versatilidade, comunicação eficaz, empatia e visão de negócios tornam-se essenciais. Além disso, é crucial desenvolver competências para gerenciar e orientar equipes, bem como adotar uma abordagem estratégica que consiga integrar os diferentes times.

Em determinados momentos, precisei buscar habilidades específicas para avançar na minha trajetória. Exemplos disso incluem o domínio do inglês, técnicas de produtividade, comunicação em público, controle da ansiedade e a prática de mindfulness para melhorar a consciência corporal.


Que conselho você daria para alguém que deseja trabalhar no Google?

GS: No Google, valorizamos a qualidade em vez da experiência. Conhecer a sua paixão e como você pode contribuir com a empresa e seus colaboradores é mais importante do que ter um portfólio cheio de projetos ou projetos. O foco e a capacidade de retribuir são fundamentais para a integração e o crescimento aqui. Além disso, simplicidade, compreensão e cortesia são qualidades sempre apreciadas.

 


Como sua formação o ajudou em sua carreira?


GS: Acredito muito na ideia de aprendizagem contínua. Embora a graduação seja um status importante, ela não determina todos os cargos profissionais. Meus dois primeiros cursos foram muito diferentes, mas muitas vezes vejo essas experiências como um diferencial porque me deram a força que precisava para trabalhar nas ciências e nas humanidades. Acho que os profissionais de marketing de hoje precisam dessas habilidades para ter sucesso.

quando terminei a licenciatura é que percebi o que queria fazer. Foi nessa época que usei minha graduação para estudar temas como marketing, tecnologia, comportamento do cliente, gestão e liderança.

Meu curso cooperativo foi fundamental na criação da revista que ajudou a lançar minha carreira. As certificações e o treinamento que concluí até agora me ajudaram a superar desafios nos negócios e na liderança. Além disso, estou sempre curioso, mas com o tempo descobri que os audiolivros funcionam melhor do que os livros tradicionais. Para mim, a leitura se tornou uma ferramenta importante para a compreensão de temas como tecnologia, liderança, marketing, gestão, participação e outros aspectos importantes do trabalho.


A Ascensão de Vendedores em Cargos de Gestão 4.444 4.444 GS: Sim, vejo isso como uma tendência crescente. Diante da mudança no comportamento do cliente, como resultado de muitos fatores, um dos mais importantes dos quais é a tecnologia, a capacidade de compreender as necessidades do cliente tornou-se essencial. Neste contexto, o papel do marketing e do CMO (Chief Marketing Officer) tornou-se importante.

Em 2021, publicamos um documento mostrando a importância cada vez maior do CMO na empresa, explicando as características buscadas nesses líderes. O papel do especialista é transformar as necessidades do cliente em produtos e serviços que façam o negócio crescer. Além disso, desempenham um papel importante na inovação, geração de talentos, desenvolvimento de redes sociais e criação de estratégias de distribuição e cooperação.

Com base nessas expectativas, acredito que para um vendedor ocupar uma posição de liderança ele deve ser multitalentoso, curioso e focado em pessoas e produtos.
 


Qual é o seu momento decisivo na vida?

 

GS: Quando entrei no Google em 2014, decidi deixar o cargo de chefe de pessoas, que ocupei em 2008, em favor de uma função mais focada nos negócios. Durante esse período, tive que dar continuidade a atividades que não realizava há algum tempo, o que me deu a oportunidade de atualizar meus conhecimentos em temas como análise de dados, técnicas de apresentação e vendas.

. Esse retorno aos estudos práticos foi necessário para mudar minha abordagem, para equilibrar a visão de trabalho profundo. Quando voltei à gestão, esta experiência proporcionou-me uma melhor compreensão dos desafios que as equipas enfrentavam porque conhecia os seus horários, os sistemas que utilizavam, onde passavam a maior parte do tempo e as tarefas mais difíceis. Esta estreita relação com a equipa permitiu-me implementar muitos programas que tiveram um impacto significativo na organização, aceleraram a minha carreira e permitiram-me avançar rapidamente na liderança e gestão.


Como sua experiência em diferentes setores influenciou sua carreira?

GS: Durante minha carreira, tive a oportunidade de trabalhar em diversas empresas e desempenhar diversas tarefas, o que me ajudou a ampliar meu acervo de conhecimentos, desde cultura de gestão até processos de negócios. Em meus quase 10 anos no Google, trabalhei com empresas em mais de 15 setores, ajudando-as a aumentar suas vendas e seus negócios. Cada novo capítulo me proporcionou habilidades valiosas na identificação de oportunidades, na abordagem de projetos e na gestão de pessoas e cultura. Acredito que aprendi a equilibrar o meu trabalho, a manter-me motivado e a procurar sempre causar um impacto positivo na empresa e nas pessoas, independentemente da situação.

Você também é consultor?

GS: Recebi muitas solicitações e para entender melhor essa função concluí o treinamento de conselheiro do IBGC no ano passado. No entanto, não encontro tempo para conciliar esta função com as minhas funções profissionais. Todos os dias atuamos como consultores para muitos clientes. Já trabalhei com grandes empresas brasileiras, desde grandes bancos até empresas de telecomunicações e startups. Também trabalho com o Google for Startups em programas como o Growth Academy, onde startups podem crescer de forma eficiente e sustentável usando a plataforma Google.  

Empresas atendidas: Google, SulAmérica, Nextel, Cyrela, Medial Saúde, Grupo Votorantim, Universidade de São Paulo e Unisys. 

Técnico em Eletrônica (Unisys) 

Estagiário de Comunicação (USP) 

Primeira posição de gestão:  Coordenador de Vendas pela Internet (Cyrela - 2008) 

Tempo de trabalho: Em marketing, 20 anos