Publicações
Publicado: 26 de novembro de 2024 às 10:06

Como superar a procrastinação e cumprir as tarefas sem mais atrasos

Você está com o prazo apertado e seu chefe te pressionando. A ansiedade cresce, mas em vez de se concentrar no trabalho e cumprir a tarefa, você acaba limpando a casa ou rolando o feed das redes sociais.

Você está com o prazo apertado e seu chefe te pressionando. A ansiedade cresce, mas em vez de se concentrar no trabalho e cumprir a tarefa, você acaba limpando a casa, rolando o feed das redes sociais ou até mesmo indo fazer um lanche. Por que isso acontece?
A procrastinação é um hábito autos sabotador que muitos de nós acabamos adotando em algum momento. Estima-se que cerca de 20% dos adultos sejam procrastinadores crônicos. No Brasil, o assunto se destacou nas pesquisas do Google em 2023, com um aumento de 90% em relação aos últimos cinco anos.

 

Por que estamos atrasando?

O atraso não é uma opção válida ou razoável. Afeta nossa produtividade, saúde mental e até mesmo nosso trabalho. Se você trabalha em casa, há muitas distrações: muffins na geladeira, seu cachorro precisando passear, etc. Um estudo da plataforma de jogos Solitaired mostra que 78% dos americanos relatam sentir-se estressados ​​quando atrasados. Embora esse comportamento impeça a conclusão do trabalho, também cria estresse e efeitos negativos. Este estudo também traz outras informações importantes sobre esse assunto. Confira alguns destaques: Profissionais atrasarão tarefas domésticas, atividades físicas e consultas médicas; a sua procrastinação diminuirá; A ironia é que o atraso exige esforço, mas esse esforço é utilizado de forma errada. Você não é preguiçoso só porque quer fazer outras atividades. Porém, você sabe que não consegue atingir seus objetivos, mas ainda assim adia o que precisa ser feito. Esse comportamento só levará à decepção no final. Então por que nos colocamos nesta situação?
Especialistas dizem que a procrastinação costuma estar associada ao autocontrole. Pensamentos negativos sobre algumas atividades nos impedirão de concluí-las.
Se não houver estresse, geralmente encontramos coisas que nos fazem felizes. Se você tem medo de enfrentar uma caixa de entrada de e-mail cheia, é mais provável que desista. Por outro lado, se você está com vontade de ir à praia, vai querer ir o mais rápido possível.
 

Dicas para evitar a procrastinação:

Comece pequenas tarefas: Escolha uma tarefa fácil da sua lista e conclua-a rapidamente. Isso pode ajudar a quebrar o ciclo de procrastinação. Divida as tarefas em blocos de tempo: Dividir tarefas grandes em partes menores, como blocos de cinco minutos, evitará o estresse. Defina recompensas após a conclusão: Em vez de se recompensar antes de concluir uma tarefa, mantenha a recompensa por concluí-la. Pense nos benefícios a longo prazo: Quando uma tarefa parecer difícil, concentre-se nos benefícios de realizá-la e em como você se sentirá depois de realizá-la.
Culpado de autocrítica: Não tem o coração da voz interior. Use palavras positivas, escolhendo palavras como “eu posso” ou “eu quero” em vez de “eu deveria” ou “eu deveria”.
Evite a complacência: Definir metas realistas e não esperar alcançá-las pode ajudar a reduzir a procrastinação.
Não se rotule de procrastinador: ao detectar esse comportamento, você permite que ele continue. Em vez de se considerar um procrastinador, pense nisso como um hábito que pode ser superado. Fale consigo mesmo e livre-se dessa identidade.