CEO da Diageo:
Me desafiar a sair da zona de conforto e explorar novos horizontes é um pouco da minha essência", revela a atual CEO da Diageo no Brasil.
Paula Lindenberg: A CEO da Diageo que Encontra Crescimento Fora da Zona de Conforto
Paula Lindenberg é movida pela novidade e pelo desafio. Sua jornada de vida começou de forma inusitada, aos 11 anos, quando participou de um acampamento internacional na Noruega, mesmo sem saber uma palavra de inglês. A experiência foi tão marcante que, aos 13 anos, ela se aventurou no México; aos 15, morou na Suécia; e aos 17, foi para o Japão. Para ela, a ideia de ser aventureira e se jogar em lugares desconhecidos sempre fez parte da sua identidade. "Me desafiar a sair da zona de conforto e explorar novos horizontes é um pouco da minha essência", revela a atual CEO da Diageo no Brasil. Em sua trajetória profissional, essa sede por novas experiências e desafios também esteve presente. Após viver e trabalhar em diferentes partes do mundo, incluindo os Estados Unidos, a Europa e a América do Sul, Paula teve a chance de retornar ao Brasil, sua terra natal, para liderar a Diageo, uma das maiores empresas de bebidas alcoólicas do mundo. O retorno ao Brasil, para ela, foi uma oportunidade de retribuir ao seu país e aplicar tudo o que aprendeu ao longo de sua carreira internacional. "Nunca tive medo de partir para novos lugares, mas sempre voltava. Hoje, construir e impactar positivamente meu país é o que realmente faz meu coração bater", afirma com entusiasmo a paulistana.Paula é a personificação do equilíbrio entre a ousadia e o compromisso. Sua trajetória não é apenas sobre sair de sua zona de conforto, mas também sobre levar consigo as lições adquiridas em suas diversas experiências ao redor do mundo. Hoje, como CEO da Diageo no Brasil, ela não só lidera com uma visão global, mas também com um forte desejo de contribuir para o crescimento e inovação de sua terra natal. Seu trabalho, mais do que nunca, reflete o compromisso em criar um legado que vai além dos negócios, tocando a cultura e o futuro do país. Com metas ambiciosas, Paula Lindenberg assumirá a liderança da Diageo, maior produtora de destilados do mundo, em janeiro de 2022, após vinte anos de experiência na Ambev. “Agora a empresa no Brasil é duas vezes maior que antes”, disse o presidente. A Diageo lidera o setor em que atua – whisky, com Johnnie Walker; vodca e Smirnoff; e gim, e Tanqueray -, mas sua participação no mercado de álcool no Brasil é de apenas 3%, o que representa um grande diferencial, segundo Paula. “Há muitas oportunidades para ampliar nosso escopo e, quem sabe, a empresa dobrará”, disse o gerente.
A seguir estão reimpressões com mais informações sobre a vida de Paula Lindenberg:
A jornada de Paula Lindenberg: de gerente júnior a CEO da Diageo
Paula Lindenberg está sempre motivada por novas pessoas A busca contínua por educação. Após se formar em administração, iniciou sua carreira na Johnson & Johnson, onde atuou em marketing. Em seguida, trabalhou para grandes empresas como Unilever e Philip Morris antes de ingressar na Ambev em 2001 para trabalhar em marketing na Skol. Aos 24 anos, Paula teve a oportunidade de administrar a segunda maior fábrica do Equador, em Guayaquil, para onde a Ambev a enviou para liderar a equipe que haviam adquirido recentemente. Embora sentisse que não tinha as competências necessárias para o trabalho, viu este desafio como uma oportunidade de aprender e crescer. “Foi uma grande oportunidade de arregaçar as mangas e aprender. Não cometi muitos erros, mas não mudei muita coisa”, lembrou.
Logo depois, Paula voltou ao Brasil como diretora da Brahma, segunda maior empresa, aos 28 anos. Uma de suas maiores lições foi perceber que sair da zona de conforto é o que impulsiona o crescimento. “Quanto mais você sai da sua zona de conforto, mais você cresce”, disse ele. Essas ideias o levaram a conquistar um novo cargo, primeiro em Nova York, onde se tornou vice-presidente de Global Insights da Ambev, responsável por liderar equipes internacionais e equilibrar a vida como mãe de duas filhas. Depois disso, Paula se estabeleceu no Reino Unido e se tornou presidente da Budweiser em 2019, e depois liderou as operações da AB InBev no Reino Unido, Irlanda, Espanha e Ilhas Canárias. Durante esse tempo, ele teve que lidar com questões como o Brexit e aprender a administrar crises.
Trabalhando e gerenciando na indústria de bebidas alcoólicas
Paula passou sua carreira principalmente na indústria de bebidas alcoólicas e foi a primeira mulher vice-presidente da Ambev. Um dos aspectos mais importantes de sua liderança foi o compromisso da empresa de não mais promover publicidade voltada para mulheres, como campanhas publicitárias de cerveja. Sob sua liderança, a marca Skol tornou-se pioneira e obrigou os concorrentes a seguirem o exemplo. “As empresas, assim como as pessoas, precisam reconhecer seus erros e estar dispostas a corrigi-los”, disse Paula. À medida que ia assumindo novos cargos ao longo de sua carreira, ele pensava em como viver e mudar o sistema. Na Diageo, Paula liderou o lançamento da campanha Bares-Free Bars, que promoveu treinamentos para funcionários de bares e restaurantes. Em 2023, voltou a fazer história com Johnnie Walker convidando a cantora Alade Costa para se apresentar no Carnegie Hall, em Nova York, como forma de fazer história.
De acordo com as mudanças no mercado de bebidas alcoólicas
Paula também percebeu uma mudança significativa no comportamento dos consumidores no mercado, principalmente entre os jovens, que consomem bebidas alcoólicas em excesso. “Nosso foco é comemorar e isso nunca vai acabar. Mas temos que levar em conta as novas necessidades dos consumidores”, explica. Sob sua liderança, a Diageo aproveitou essa tendência, apresentando o Johnnie Walker Blonde, voltado para coquetéis, e o light Addito Bossa Nova, adequado para misturar com água com gás. A empresa também estuda trazer para o Brasil o Tanqueray Zero Álcool, que já está disponível na Europa e nos Estados Unidos.
Diversidade: uma prioridade de negócios
Paula reconhece a importância de promover a diversidade dentro da empresa para se conectar com pessoas diferentes e incluir a Geração Z. "Grandes ideias podem vir de qualquer lugar, e é importante criar um espaço para essas conversas", disse ela. Simbólica e estrategicamente durante o Mês da Consciência Negra, ela usou o LinkedIn para conhecer profissionais negros, desde estágios até C-suite, que provocou um debate sobre raça. “Fizemos grandes avanços na igualdade de género e agora estamos a avançar na corrida”, disse Paula Year. No Brasil, esse objetivo foi alcançado graças a ações como o estabelecimento do estatuto jurídico e da política de licença parental.
Reflexões e o Futuro
Ao longo de sua carreira, Paula procurou aprender com outras pessoas e construir relacionamentos com colegas e mentores, que ela acredita serem essenciais para o desenvolvimento profissional. “As posições de liderança costumam ser solitárias, por isso é importante fazer conexões e aprender com as pessoas ao seu redor”, disse ele. Ele pensa também no momento do reconhecimento, ou seja, no que chama de “mudança”. Para ele, os seus maiores momentos de aprendizagem acontecem quando se depara com um desafio, seja mudar de país, mudar de empresa ou assumir uma função para a qual sente que não está preparado.
No futuro, Paula espera continuar testando e aprendendo e encontrar um equilíbrio entre trabalho, família e felicidade. “Quero continuar explorando o desconhecido e aprendendo”, disse ele. E, segundo revelações pessoais, Paula ainda sonhava em abrir uma floricultura para mostrar suas habilidades e se conectar mais com suas paixões. Resumindo, os especialistas de Paula Lindenberg os fazem acreditar que isso é importante para um futuro melhor, como a diversidade, e acreditam que incentivar pessoas boas é o caminho para o trabalho. Ele dará continuidade a esse compromisso, sempre em busca de novas oportunidades e deixando sua marca nos negócios e além.