Publicações
Publicado: 28 de novembro de 2024 às 15:48

Sua atenção é disputada a todo momento e isso pode estar afetando sua saúde mental

A todo momento a experiência digital vem afetando e impactando o seu sono e capacidade de Foco.

Hoje, as feiras de rua podem ser menos comuns, mas houve tempos em que ainda existiam. Imagine entrar em um desses eventos em seus dias de glória. Os quadrinhos dos campeões, com suas músicas bem produzidas e cativantes, competem pela sua atenção. “Vem cá!”, “Compre os melhores produtos!”, “Confira!” - o vento da inspiração irá tomar conta de você. Então pense nisso como uma metáfora para o mundo digital em que vivemos hoje. As redes sociais, a publicidade, o vídeo e a publicidade são os novos “marketing”, e todos gritam ao mesmo tempo para conseguir algo muito valioso: a sua atenção. O objetivo? Invista dinheiro. Foi assim que nasceu o conceito de “atenção econômica”, cada vez que você trai a tela você sabe o valor. No entanto, ao contrário do antigo negócio, quando você podia entrar imediatamente, hoje em dia é difícil escapar. A plataforma foi projetada para ser desbloqueável, desbloqueável e, na maioria das vezes, transitável. Teremos vídeos, listas infinitas e experiências criadas de forma inteligente para passar o tempo.
 

Mas que efeito isso tem na nossa saúde mental?

A experiência digital constante e imersiva tem impactos significativos na saúde mental, afetando desde a forma como nos concentramos até a qualidade do nosso bem-estar geral. Aqui estão alguns dos principais efeitos:

1. Foco estreito

Muitas coisas que prendem nossa atenção “distraem” o foco preferido do cérebro. Isso significa que estamos expandindo e é difícil nos concentrarmos em uma tarefa. Este efeito é negativo mesmo para os jovens, que muitas vezes têm problemas de aprendizagem e, como resultado, baixo desempenho académico.
 

2. Os perigos da mídia digital

A economia da atenção utiliza o sistema de recompensa do cérebro para aumentar a liberação de dopamina, o chamado “hormônio da felicidade”. Esse sentimento negativo cria um padrão negativo, que leva as pessoas a buscarem estímulos para se sentirem bem – semelhante ao que acontece no caso da dependência química. A “roda do hamster” só pode ser alcançada através de muito trabalho, como reduzir drasticamente o uso da tela ou estabelecer limites claros de tempo de internet.
 

3. Problemas de sono

O uso excessivo de dispositivos digitais afeta a qualidade do sono. Desde dificuldade em adormecer até noites agitadas ou insónia (acordar de manhã sem voltar a dormir), os problemas variam. E, curiosamente, aqui também há uma mudança negativa: a falta de atenção durante o dia afeta a qualidade do sono à noite, e o sono insatisfatório afeta a capacidade de concentração. Solução: Smart Detox
Mais do que nunca, os especialistas recomendam uma pausa regular usando um dispositivo chamado de desintoxicação digital. Use seu tempo livre para se desconectar completamente e se concentrar no que está acontecendo no mundo real. Sair de casa, conversar sem parar e hobbies analógicos o ajudarão a encontrar o equilíbrio novamente.

Sobrecarga mental e emocional

O fluxo contínuo de informações e estímulos visuais pode sobrecarregar a mente, gerando ansiedade, estresse e até sintomas de exaustão mental. Essa exposição excessiva às telas impede momentos de relaxamento e introspecção, que são fundamentais para o equilíbrio emocional.