Publicações
Publicado: 06 de janeiro de 2025 às 10:38

Principais desafios e oportunidades que as empresas enfrentarão em 2025

Prepare-se para 2025: os desafios surpreendentes e as grandes oportunidades que redefinirão o futuro das empresas.

Num ambiente de negócios em rápida mudança, o departamento de recursos humanos enfrenta o desafio de se adaptar às tendências atuais e às expectativas futuras. Esta abordagem “bilateral” exige uma boa gestão da situação quotidiana e, ao mesmo tempo, analisa as tendências que surgirão nos próximos anos.

O futuro do trabalho exige uma mudança de pensamento, competências e ferramentas. Esses três aspectos são importantes para que as empresas resolvam problemas relacionados à formação e atualização de colaboradores. De acordo com o Fórum Económico Mundial, mais de metade da força de trabalho necessitará de actualizar as suas competências até 2025 devido ao impacto da mudança tecnológica. As soluções tecnológicas atuais, em termos de diretrizes de formação, crescem rapidamente para poder, por um lado, aumentar a utilização de novos equipamentos e, por outro lado, preparar e desenvolver talentos e avançar para estes desafios . sempre surgirá. Abordagem centrada no ser humano As estratégias centradas no ser humano buscam melhorar a experiência do usuário, abordando fatores como bem-estar, engajamento e satisfação. Essas coisas são importantes para aumentar a produtividade e melhores resultados. Os colaboradores serão melhores, mais motivados e mais felizes, e a sua relação com clientes e clientes será mais eficaz, criando relações que apoiam o progresso da empresa. Para esse sucesso, o primeiro passo é conquistar a tranquilidade.

Desafios das operações híbridas Embora muitas pessoas tenham chamado o modelo híbrido de “home office”, sua implementação vai além do simples nome. Requer uma mudança estratégica e cultural, o sistema certo, uma estratégia clara e um líder de mudança. A questão principal: qual o equilíbrio entre trabalho remoto e trabalho pessoal? Como manter a produtividade e preservar a cultura organizacional e promover a inovação? Gerenciar esse modelo é mais desafiador, pois envolve ajustar as expectativas dos gestores, que focam no trabalho duro, e dos colaboradores, que buscam mudanças para conhecer seu processo de trabalho. A solução é eliminar os motivos de estar na empresa e conseguir um sistema de gestão baseado na confiança. Um estudo da McKinsey descobriu que as empresas que gerenciam a mudança e a organização apresentam melhor produtividade e níveis mais elevados de satisfação dos funcionários. A evolução dos modelos híbridos será gradual, para combinar o melhor dos dois mundos com melhor desempenho e valor, sem abandonar a conexão humana.

A interação entre equipes de inteligência humana e artificial (IA) é fundamental para alcançar alto desempenho, eliminar preconceitos e gerar alto valor a partir de previsões de big data. O mais importante é determinar quando as pessoas trabalham sozinhas e como a realidade virtual pode criar e aprimorar experiências únicas para os funcionários. A IA impacta os líderes empresariais ao automatizar tarefas repetitivas e melhorar a eficiência. Os líderes podem usar essas ferramentas para melhorar processos, acelerar a tomada de decisões e se adaptar a ambientes de negócios dinâmicos. De acordo com o Gartner, até 2025, mais da metade das decisões de negócios serão baseadas em dados analisados ​​por IA. Cultura organizacional: a base da mudança A cultura organizacional é o diferencial das empresas que são lucrativas no longo prazo. A pesquisa da Deloitte mostra que as empresas com uma cultura de inclusão e apoio são 22% mais produtivas e 27% mais propensas a liderar mudanças. No entanto, uma cultura forte não é algo que possa ser feito de forma rápida ou fácil. Num mundo em constante mudança, os líderes devem ser capazes de gerir essas mudanças. Se antes se dizia que o plano era um “plano para o café da manhã”, hoje pode-se dizer que o plano em si é um plano.

Um líder sustentável e responsável Para o ano de 2025, desenvolver um líder sustentável e social é o mais importante. As empresas líderes integram a sustentabilidade na sua estratégia central, considerando aspectos ambientais, sociais e éticos em todas as suas decisões. Isto permite-lhes atender aos critérios dos clientes, adaptar-se às novas leis e contribuir para o bem-estar da sociedade e do mundo. A diversidade é importante nas organizações, os líderes devem promover a inclusão e a capacidade de beneficiar de diversas perspectivas e talentos. A capacidade de gerenciar diferentes culturas está se tornando uma habilidade crítica para os líderes. Em suma, 2025 trará novos desafios e oportunidades e, à medida que a tecnologia, as competências e a cultura se alinharem, estarão mais bem preparados para liderar de uma forma forte, inclusiva e humana.