Publicações
Publicado: 23 de outubro de 2024 às 08:59

Indústria revela áreas com maior demanda por profissionais até 2027

Setores como tecnologia, automação e energia renovável lideram a busca por talentos

Na Bahia, cerca de 574 mil profissionais precisarão passar por formação inicial ou atualização para atuar no setor industrial até 2027. Essa previsão é baseada no Mapa do Trabalho Industrial, um levantamento realizado pelo Observatório Nacional da Indústria (ONI), que orienta o planejamento de capacitação do setor. As áreas com maior demanda serão Logística e Transporte (129 mil), Construção (92 mil) e Manutenção e Reparação (43 mil), refletindo a necessidade crescente de qualificação e adaptação dos trabalhadores para acompanhar o ritmo de evolução da indústria.

Entre 2025 e 2027, a demanda por formação inicial será mais forte em áreas como Construção (23,7 mil), Logística e Transporte (18,7 mil), Manutenção e Reparação (7,8 mil), Operação Industrial (5,7 mil) e Metalmecânica (5,4 mil). Já no que diz respeito à capacitação continuada, os setores de Logística e Transporte (110,5 mil), Construção (69,1 mil), Manutenção e Reparação (35,5 mil), Operação Industrial (35 mil) e Alimentos e Bebidas (29 mil) lideram as necessidades de atualização profissional.

O segmento de Logística e Transporte desponta como o que mais demandará capital humano. Esse setor é essencial para o funcionamento de várias outras indústrias, como a química, petroquímica, de alimentos, construção civil e plástico. A logística envolve controle de produção, gestão de almoxarifado e armazenamento, funções cruciais para garantir o fluxo eficiente de produtos e matérias-primas entre diferentes setores produtivos.

O crescimento do e-commerce e a necessidade de aprimorar a distribuição de mercadorias também são fatores que impulsionam a alta demanda na área de Logística e Transporte. O setor tem um papel central em garantir que os produtos cheguem rapidamente às casas dos consumidores, muitas vezes no mesmo dia da compra, algo que reflete a expansão dos centros de distribuição e da cadeia logística como um todo.

As demais áreas que demandarão qualificação também desempenham um papel vital para o funcionamento da indústria. A expansão do setor industrial como um todo é refletida na necessidade de mão de obra qualificada em serviços de construção, manutenção e reparação, áreas que são diretamente afetadas pelo aumento da produção e pela demanda crescente de produtos e serviços industriais. À medida que a indústria cresce, a demanda por profissionais nessas áreas aumenta naturalmente, destacando a importância de investir em educação e treinamento contínuos para preparar a força de trabalho para os desafios do futuro.