Como a CEO da L'Oréal transforma a Brasilidade em poderosa estratégia global
Descubra o segredo por trás do sucesso da L'Oréal no Brasil e sua estratégia de mercado inovadora
Marcelo Zimet, o primeiro brasileiro a liderar a L'Oréal no Brasil, ri do trabalho envolvido e da coragem de alguém que foi chamado para ocupar uma posição de destaque em um país europeu, que é . morou na cidade por mais de sessenta anos. Com 12 anos na L'Oréal e três anos no comando das operações brasileiras, ele está feliz que a empresa continua avançando, alcançando cinco anos de crescimento de dois dígitos e se sustentando como líder no setor de cuidados com os cabelos no Brasil. Ele está incluído na lista dos melhores presidentes de 2024. Para Zimet, o principal diferencial da gestão da L'Oréal é uma forte ligação com a cultura brasileira. “Se eu tivesse que enfatizar uma parte da minha organização, seria a brasileira”. "É um sinal de que parti para o orgulho do Brasil de se tornar uma economia e instituição internacional", disse ele. Essa brasilidade pode ser vista em ações como a promoção da diversidade na liderança — mais de 55% dos líderes brasileiros são mulheres, com a meta de criar 10.000 novos empregos para negros até 2030. A visão de Zimet é ver o Brasil se tornar "grande". "Laboratório" para inovação que pode ser feita no mundo todo
Brasil, quarta maior economia do mundo, se destaca em variedade de produtos para cuidados com a pele e cabelos, um lugar único para o grupo L'Oréal tem sete centros mundiais de pesquisa e desenvolvimento , localizada na Ilha do Fundão (RJ), onde são realizadas pesquisas além dos produtos, para analisar o impacto emocional e psicológico de alunos e consumidores. “O Brasil é um país emocional e usamos a neurociência para entender o que nossos produtos mostram no cérebro, as memórias e os estados de espírito que eles criam”, diz Zimet. Além de suas conquistas no mercado, Zimet vê a L'Oréal como uma “influenciadora corporativa”, com forte ligação a diversas questões sociais, de gênero, de vida e de trabalho. “Não se trata apenas da marca e do produto, mas de se expor e apoiar uma missão que importa”, diz ele. Ele acreditava que o trabalho sustentável e útil deveria ser distribuído no mercado, não apenas para o lucro da empresa. Deveríamos estar orgulhosos de nossa indústria manufatureira”, disse ele.
Apesar dos desafios de sua carreira, Zimet mantém um equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional. Ela começa o dia fazendo exercícios, leva as filhas para a escola, come fast food no trabalho e janta com a família todas as noites. Pai de duas meninas, de 14 e 17 anos, se autodenomina “consultor de beleza”. Por fim, chegou a hora de ele fazer o triatlo, comparando o esporte ao seu trabalho: “É um esporte de alto nível que exige atenção e preparo.