Como a inteligência artificial pode impulsionar o setor financeiro?
De que forma a inteligência artificial está revolucionando o futuro do setor financeiro de maneiras inesperadas?
A ascensão da inteligência artificial (IA) no cenário global está gerando transformações profundas no setor financeiro, prometendo um futuro mais ágil e simplificado. De acordo com a Grand Review Research, espera-se que o mercado de IA no setor financeiro movimente US$ 733 bilhões até 2027, e a tecnologia já está redefinindo as operações de bancos e instituições financeiras. A IBM revela que 78% dos bancos no mundo já adotam IA, e esse número tende a crescer à medida que a tecnologia se solidifica como ferramenta indispensável para o setor. Um estudo da Accenture destaca que mais de 60% das atividades diárias dos profissionais bancários podem ser realizadas por IA, aumentando a produtividade em até 30% nos próximos anos.
Automação para enfrentar a burocracia
A automação de tarefas repetitivas e administrativas é uma das maiores contribuições da IA para o setor financeiro. Igor Castroviejo, country manager da 1datapipe, uma plataforma de consumer insights baseada em IA, destaca que a tecnologia permite que os colaboradores se concentrem em atividades mais estratégicas. “Profissionais bancários lidam com grandes volumes de documentos, principalmente em processos de crédito, como empréstimos e financiamentos. Isso consome tempo e dificulta a realização de tarefas que geram resultados mais eficazes”, explica ele. A percepção da burocracia excessiva no setor financeiro também é compartilhada pelos consumidores. Um estudo da Unico revela que 93% dos brasileiros compartilham os bancos e fintechs como os campeões da burocracia digital. Além disso, 36% dos entrevistados afirmaram já ter desistido de solicitar crédito devido à grande quantidade de documentos exigidos.
Inteligência artificial como impulsionadora de eficiência
Por meio de IA e aprendizado de máquina (machine learning), as instituições financeiras fornecem grandes quantidades de documentos de maneira mais rápida, identificando padrões e realizando análises profundas. Isso libera os profissionais humanos para se concentrarem em tarefas mais estratégicas, enquanto a IA lida com as funções operacionais. A Deloitte aponta que 96% dos bancos já utilizam alguma tecnologia de IA, como automação de processos robóticos e inteligência cognitiva. No Brasil, uma pesquisa da Cinnecta mostra que 50% das instituições financeiras estão aplicando IA em processos de crédito, o que resulta em maior agilidade e personalização dos serviços.
Inclusão financeira e democratização dos serviços
Além da melhoria da eficiência, a IA também contribui para uma maior inclusão financeira. “A tecnologia está tornando o acesso a produtos e serviços mais democráticos, permitindo que mais pessoas tenham acesso a benefícios antes restritos a um pequeno grupo”, diz Castroviejo. Com a capacidade de processar dados em grande escala e oferecer soluções personalizadas, a inteligência artificial está transformando o setor financeiro em um ambiente mais acessível, eficiente e adequado às necessidades dos consumidores. As expectativas são de que essas mudanças continuem a reformular o mercado, estabelecendo novos padrões para o futuro das instituições financeiras.