Prosperato é reconhecida como principal produtora de azeite do Hemisfério Sul
Com prêmios internacionais e uma trajetória de inovação, a marca brasileira se destaca pela qualidade e sabor inigualável de seus azeites artesanais.
O último dia de 2024 marca um avanço para o Prosperato, que colocou o Brasil no centro das atenções internacionais como o maior produtor de azeite do hemisfério sul. gordo. Segundo Rafael Marchetti, sócio-fundador de seu pai, Eudes Marchetti, o nome é resultado de anos de dedicação e inovação. “Isso é reflexo da qualidade que sempre buscamos e do nosso compromisso constante com o crescimento”, comenta Rafael.
A jornada de uma ideia visionária
A história do Prosperrato começou há mais de 30 anos, quando Eudes, então técnico agrícola e organizador de viveiros, fundou o Tecnoplanta, um viveiro florestal. Durante a crise financeira global de 2008, a família decidiu diversificar seus negócios, confiando no potencial do cultivo de oliveiras. Originalmente com o objetivo de fazer uma mudança, a ideia de fazer seus próprios óleos surgiu na hora certa. Atualmente, a empresa possui grandes plantações em quatro municípios do Rio Grande do Sul: Caçapava do Sul, Barra do Ribeiro, São Sepé e Sentinela do Sul, totalizando uma área de 200 hectares de olivais. Produção média anual chega a 35 mil litros de azeite de oliva extra virgem, com vendas atingindo R$ 8,6 milhões em 2024, alta de 32% em relação ao ano anterior. As variedades de azeitona cultivadas incluem Arbequina, Koroneiki, Picual e Arbosana.
Inovação e Sustentabilidade na Agricultura
Além do seu premiado azeite de oliva, a Prosperrato também está experimentando novas áreas, como a produção integrada de nozes-pecãs e pesquisas sobre criação de ovelhas em olivais, embora ainda existam desafios. “As ovelhas gostam de comer a casca das oliveiras, o que pode ser prejudicial às árvores, mas estamos constantemente buscando soluções para integrar esses animais de forma sustentável”, explica Rafael. O segredo do sucesso, diz ele, é a manutenção cuidadosa do solo e o uso de tecnologias modernas, como sistemas modernos de centrifugação e filtragem, para garantir um produto muito puro. "Produzir azeite é como uma sinfonia: cada detalhe é importante e tudo deve estar em perfeita harmonia."
Mais que prêmios: Uma meta maior
Com mais de 100 prêmios internacionais conquistados até 2024, incluindo o título de azeite de oliva mais saboroso do mundo no COI de Atenas, na Grécia, a Prosperrato mostra que investir em qualidade pode colocar o Brasil entre os líderes . indústria internacional. Rafael ressalta que o sucesso não está apenas na valorização da marca, mas também na abertura de caminhos para o mercado nacional: "Nosso objetivo é provar que o Brasil tem potencial para se tornar um grande produtor de azeite de oliva de qualidade internacional".