Publicações
Publicado: 17 de janeiro de 2025 às 12:24

O Futuro da remuneração em 2025: 5 tendências surpreendentes que vão transformar o mercado de trabalho

Embora a "inteligência artificial" já exista em muitos setores, o uso de dados e análises preditivas para tomar decisões sobre pessoas ainda está em seus primórdios.

As 5 principais tendências de remuneração para 2025
Inteligência Artificial (IA) Embora a "inteligência artificial" já exista em muitos setores, o uso de dados e análises preditivas para tomar decisões sobre pessoas ainda está em seus primórdios. 'continua a crescer. O velho ditado “você não pode gerenciar o que não mede” nunca faz sentido, especialmente quando a compreensão se torna um requisito necessário. A tomada de decisão por incentivo permite uma abordagem mais racional, enquanto a capacidade de integrar e identificar comportamento e percepção se torna mais forte e poderosa.

Diversidade e Inclusão Uma das questões que surge repetidamente nas muitas palestras e cursos que dei sobre o tema da remuneração é a questão da justiça entre profissionais de diferentes origens sociais. Muitas empresas estão trabalhando para criar programas que ajudem a fechar lacunas ou nivelar as condições de concorrência entre os funcionários. No entanto, o desenvolvimento e o crescimento de cada pessoa não são iguais. Portanto, ações isoladas não são suficientes e são necessários planejamento consistente, monitoramento contínuo e ampla comunicação para ver resultados.

Benefícios Organizar um pacote de benefícios para os funcionários é um desafio crescente, mas também está se tornando cada vez mais importante. O segredo é entender os interesses de cada especialista, fornecendo insights valiosos para envolver, engajar e reter públicos diversos. Em particular, iniciativas que promovem o equilíbrio entre vida pessoal e profissional estão se tornando uma vantagem competitiva fundamental para as empresas.

Incentivos de longo prazo Embora os incentivos de longo prazo sejam um fenômeno geracional para profissionais diretos, eles continuam sendo uma ferramenta poderosa para apoiar o bem-estar de uma empresa e seus funcionários, especialmente em funções de liderança. Com a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STJ) sobre o programa de seleção de mercado, que passou a ter caráter comercial e não mais salarial, o custo dessa ferramenta caiu significativamente, tornando-se uma opção simples e sustentável.

Governança Percebi, tanto como consultor quanto como membro do comitê, que as estruturas de governança estão se tornando cada vez mais rígidas nas empresas com as quais trabalho. O estado atual da gestão de fraudes, a busca por eficiência e redução de riscos levaram à adoção de melhores práticas em gestão. Os comitês de funcionários e de remuneração desempenham um papel particularmente importante para garantir a consistência na gestão de remuneração e alinhar os resultados ao desempenho.