Soja começa bem a semana, e tem alta na bolsa de chicago
Nesta segunda-feira(11), a soja apresentou uma alta em bolsa fora do país
Começa a semana com um aumento nos preços da soja na Bolsa de Chicago. No início da manhã desta segunda-feira (11), aproximadamente às 6h (horário de Brasília), as cotações do óleo de soja subiam (entre 7.50 e 8.50 pontos) nos contratos mais negociados. Para janeiro estava sendo negociado a US$ 10,38 e o maio a US$ 10,64 por bushel.
Além dos preços futuros do grão, os preços do farelo também estão em alta - mais de 1,5% - contribuindo para o apoio à CBOT nesta segunda-feira. O petróleo também operava em alta na tabela, mas com ganhos modestos entre as posições principais, mantendo-se ainda em uma situação fundamental bastante favorável.
Os números recentes divulgados pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) na última sexta-feira (8) em um relatório otimista para a soja ainda estão sendo digeridos pelo mercado, que ainda está dividido entre o mercado financeiro e os fundamentos já conhecidos.
"Considerando o mercado de Soja sob uma perspectiva fundamental de médio e longo prazo, os preços na CBOT são decrescentes, considerando a oferta global e a demanda", declara Ginaldo Sousa, diretor geral do Grupo Labhoro. "A China, apesar de ter entrado no mercado nos últimos 30 dias, mantém sua abordagem racional e sazonal, adquirindo soja dos Estados Unidos para exportação entre 15 de outubro e janeiro, aproveitando a época de colheita, quando os prêmios são significativamente inferiores aos do Brasil", acrescenta.