Escala 6x1: Confira como são as jornadas de trabalho nas 10 maiores economias do mundo
Entenda como a carga horária e as escalas de trabalho variam entre as maiores economias.
Compreenda as diferenças na carga horária e nas escalas de trabalho entre as principais economias.
A sugestão é de um horário de trabalho de até 36 horas por semana, mantendo a carga horária máxima diária de oito horas, possibilitando um esquema de quatro dias de trabalho.
No Brasil, segundo a CLT, a carga horária normal de trabalho é de 8 horas por dia e 44 horas por semana, com direito a um adicional por hora extra. Fernando de Holanda Barbosa Filho, pesquisador sênior do FGV Ibre, afirma que a carga horária está em constante declínio, tanto no Brasil quanto globalmente.
Várias pesquisas vinculam os progressos tecnológicos ao aumento da produtividade dos trabalhadores, o que pode resultar em jornadas de trabalho mais breves, dependendo da organização, do setor e do cargo. Por exemplo, um estudo do McKinsey Global Institute indica que, através da automação de tarefas repetitivas e da análise de grandes quantidades de dados, as organizações podem aprimorar a eficiência.
Como é no resto do mundo?
Com o suporte tecnológico de corporações e governos, semanas de trabalho mais curtas foram experimentadas e postas em prática globalmente nos últimos anos. Por exemplo, na Alemanha, 73% das empresas que participaram de um teste de quatro dias durante o ano de 2024 pretendem manter o modelo. O experimento revelou que as empresas mantêm a receita em um período de trabalho reduzido, o que sugere maior produtividade, além de melhorar os índices de saúde e bem-estar.
Alemanha, Itália e França, três das maiores economias globais, estão entre as nações da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) que possuem as jornadas de trabalho mais enxutas, com uma média semanal de menos de 37 horas. O cientista elucida o motivo: "À medida que a renda aumenta, a jornada de trabalho diminui". Isso é frequente nas nações mais avançadas. Ao contrário da Europa, a Grécia abraçou a semana de trabalho de seis dias este ano.
A China, segunda maior economia do mundo, também é famosa por suas extensas jornadas de trabalho. Segundo o Departamento Nacional de Estatísticas do país asiático, a média semanal de trabalho é de 48,8 horas. "A jornada também vem diminuindo progressivamente." Como iniciaram em um estágio muito inferior ao de outros países, a carga horária persistirá elevada. Contudo, isso está relacionado à política e ao sistema jurídico chinês.
O tribunal supremo do país começou a notificar as empresas que adotam o regime denominado 996 - trabalho das 9h às 21h, durante seis dias por semana. Nos últimos anos, os jovens da China têm se manifestado contra a cultura de extensas jornadas laborais.