Por que incluir e como destacá-las de forma eficaz
As soft skills são importantes para o desenvolvimento profissional e o avanço na carreira.
As soft skills são importantes para o desenvolvimento profissional e o avanço na carreira. Essas habilidades comportamentais servem a múltiplos propósitos e desempenham um papel muito importante na transição de carreira e na criação de um local de trabalho estável e promissor. Onde a tecnologia não é suficiente, as competências interpessoais são importantes para aumentar a carga de trabalho e abrir novas portas de mercado.
Estas competências são muitas vezes referidas como competências para a vida e são úteis numa variedade de situações, não só no trabalho, mas também nas relações quotidianas e na gestão de tarefas pessoais. Eles transcendem o status profissional e atuam em todas as áreas da vida.
Um estudo recente do Fórum Económico Mundial 2023 identificou as competências interpessoais mais procuradas nos próximos anos. De acordo com a pesquisa, as competências que os empregadores procuram incluem:
1. Resolução de conflitos
2. Gestão de equipas
3. Facilitação
4. Pensamento Criativo
5. Liderança
6. Resolução de Problemas
7. Inteligência Emocional
Estas competências são fundamentais para trabalhar bem numa variedade de situações profissionais e pessoais, em vez de melhorar a sua presença no mercado de trabalho.
Por que as soft skills são tão importantes no mercado de trabalho?
No mundo atual, é comum afirmar que os profissionais são contratados pelas suas hard skills, mas são demitidos por não possuírem soft skills. Neste sentido, é verdade que as soft skills são vitais para conquistar uma vaga de emprego ou permanecer nela. O site Intelligent.com, que auxilia jovens profissionais iniciantes a entrarem no mercado de trabalho, indica que 60% dos empregadores demitiram membros da geração Z no ano passado devido a faltas nessas habilidades comportamentais e à etiqueta no ambiente de trabalho.
Além disso, 90% dos recrutadores avaliam que os profissionais mais jovens deveriam passar por treinamento para aperfeiçoar suas soft skills. As principais lacunas evidenciadas pelos empregadores são relacionadas à responsabilidade, comunicação e organização. Portanto, é imperativo que os recém-formados não apenas coloquem essas soft skills no currículo, como também se dediquem a desenvolvê-las e demonstrá-las na prática.
Quais soft skills deve incluir em seu currículo?
Uma forma muito eficaz de identificar quais soft skills apresentar em seu currículo é ler a descrição do trabalho que você busca, em especial a parte que descreve as qualidade e características do candidato ideal. Essa informação frequentemente oferece as pistas sobre as habilidades comportamentais que o empregador considera importantes, além das qualificações técnicas.
Por exemplo, ao olhar para uma vaga de analista de inteligência de negócios júnior, publicada no Indeed, vemos que as soft skills requeridas nesta posição incluem o seguinte:
- Pensamento crítico e capacidade de modelagem analítica e técnica;
- Habilidades de comunicação e redação clara;
- Detalhismo e capacidade de seguir processos;
- Organização e gerenciamento de projetos;
- Habilidade de comunicar-se eficazmente com clientes e equipes internas;
- Habilidade básica em gerenciamento de dados;
- Experiência de uso de ferramentas como Google Docs, Excel, sistemas CRM, PowerPoint, entre outros softwares.
Uma estratégia muito interessante é usar um gerador de nuvem de palavras para obter as principais competências mencionadas ou até mesmo pedir ao ChatGPT que liste as soft skills mais relevantes para essa função.
Ao olhar para essas informações, vemos que algumas das habilidades mais demandadas para este cargo são comunicação, pensamento crítico, trabalho em equipe e automotivação, principalmente para aqueles que precisam ser proativos e trabalhar de maneira independente.
Como adicionar soft skills ao seu currículo
Adicionar soft skills ao seu currículo pode ser feito de forma estratégica, visando as áreas mais óbvias. Além de mencioná-los no resumo profissional, você também pode estabelecer uma seção de competências especiais no início do artigo, antes do histórico profissional.
Uma maneira mais eficaz é descrever como você usou essas habilidades em experiências anteriores. Por exemplo, ao descrever a sua experiência como formador, pode descrever a sua colaboração com equipas internas, mencionar os resultados positivos e o impacto do seu trabalho e, se possível, medir o desempenho. Isso ajudará os candidatos a ver como você pode usar essas habilidades.
Se você participou de treinamentos ou cursos que aprimoraram suas habilidades interpessoais, mencione isso também. Demonstrar seu compromisso com o desenvolvimento pessoal e profissional impressionará os candidatos e demonstrará seu compromisso com o desenvolvimento contínuo.
Outra forma de aprimorar suas habilidades interpessoais é compartilhar interesses ou hobbies. Se você desempenha um papel de liderança em uma organização, é assistente ou faz parte de uma equipe que exige colaboração, esses exemplos podem demonstrar sua capacidade de se comunicar de maneira eficaz, construir relacionamentos e trabalhar em conjunto.
É importante ser criativo e garantir que as habilidades sociais oferecidas sejam relevantes para a posição desejada e mostrem claramente como o seu candidato se beneficiará.
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