Descubra o mistério por trás de um conhaque de R$ 294 Mil
Uma bebida rara, uma história surpreendente e um preço que vai além da imaginação. Você vai se surpreender com o que está por trás desse conhaque.
O mestre da adega Baptiste Loiseau só dispõe de um tempo precioso para ter novas ideias. Dedicado à arte da proteção há mais de uma década, sua primeira missão é homenagear o legado de Luís XIII, um famoso conhaque criado em 1874 e batizado em homenagem ao rei francês do século 1700. Loiseau é mais do que apenas uma tecnologia, ele preserva e transmite a tradição de geração em geração, mantendo a essência da marca e tornando-se um dos símbolos de importância do produto luxo do mundo. Como mestre de adega, Loiseau trabalhou durante sete anos sob a liderança do antigo Pierrette Trichet, supervisionando todo o processo de produção, desde o cultivo das uvas no vinhedo de Cognac até o engarrafamento. Ele é responsável pela vindima, sombreamento, envelhecimento em barricas de carvalho francês e finalmente loteamento. “Decidir se um conhaque precisa de mais tempo para se desenvolver depende mais da mente e da emoção”, disse Loiseau em entrevista à Forbes. “Ou é hora de tirar de uma jarra, colocá-la em uma jarra, em uma garrafa.” Em 2014, Loiseau foi nomeado chefe da adega de Luís XIII, tornando-se a pessoa mais jovem na história do Cognac a ocupar esse cargo. . Quase dez anos depois, em 2023, lançou seu primeiro barril raro: LOUIS XIII Cognac Rare Cask 42.1. Vendido no varejo por US$ 52.500 (aproximadamente R$ 294 mil), esse conhaque vem em uma garrafa de vidro preta Baccarat. Pequeno e único, é obrigatório para colecionadores e amantes de conhaques únicos. Louis Ele descreve o sabor do Rare Cask 42.1 como uma herança que lembra o perfume das flores e a nostalgia de sua família cultivando flores na região de Cognac. “Rare Cask 42.6 é mais aberto do que o sabor da colheita de outono”, diz Loiseau. Este conhaque raro tem aromas de rosa seca, lilás, peônia e notas de frutas cítricas e exóticas como abacaxi, manga, renda e maracujá.
Rare Cask 42.1 é uma edição limitada muito procurada, com apenas 775 barris disponíveis no mercado mundial. Desde o lançamento, a demanda tem sido forte e continua a crescer. A diretora executiva de Louis XIII, Anne-Laure Pressat, disse que desde o seu lançamento, as unidades restantes esgotaram rapidamente. Para atender a essa demanda crescente, o conhaque passou a ser disponibilizado em taça em locais únicos como o Hotel Baccarat em Nova York, o Hotel Bel Air em Los Angeles e o Hotel Fayna em Miami, e a boutique pop-up shop do Wynn Hotel . em Las Vegas. Apesar do aumento de 42,1% na procura por garrafas raras, ainda é difícil vender Cognac no mercado internacional. As vendas de conhaque estão em declínio, especialmente na China (devido à economia fraca) e nos Estados Unidos (a oferta está a ser reduzida durante a pandemia). Apesar do declínio nas vendas, o mercado de conhaques de luxo como o Louis XIII continua a crescer rapidamente. Além disso, a sustentabilidade é um foco principal da marca Rémy Martin, através da implementação de práticas agrícolas restaurativas que visam melhorar a saúde do solo e restaurar a biodiversidade e aumentar o sequestro de carbono na vinha. No entanto, Loiseau também enfrenta o desafio das alterações climáticas, com verões quentes a afectar a produção. Para garantir a qualidade do conhaque, decidiu colher cedo para manter um bom equilíbrio entre aroma e acidez. “É importante preparar o futuro e transmitir as chaves à próxima geração”, concluiu Loiseau, acrescentando que o seu trabalho como mestre de adega é uma responsabilidade e uma arte também de dar e manter o património. mais de 150 anos.