Instagram, TikTok e YouTube revelam estratégias para impulsionar o engajamento em 2025
Segredos revelados: como Instagram, TikTok e YouTube planejam transformar o engajamento em 2025.
De acordo com a Comscore, o Brasil ocupa o terceiro lugar no mundo em consumo de mídia social, e o mercado de criadores de conteúdo (a "economia dos criadores") deve atingir US$ 480 bilhões até 2027, de acordo com o Goldman Sachs. Em 2022, o YouTube Brasil contribuiu com 4,55 bilhões de reais para o PIB do país e criou mais de 140.000 empregos. Segundo estudo da TIC Domicílios, 80 milhões de brasileiros farão compras online até 2023. Em apenas dois anos, a monetização de conteúdo digital no Brasil aumentou 14%, tornando o país um dos maiores players do mercado global. A demanda pela criação de conteúdo está crescendo e as plataformas dizem que sempre há muitas oportunidades para novos talentos. Mas nem todos os influenciadores vivem apenas de 'aegyo' e fama. Segundo a quinta edição do relatório “Criadores e Negócios”, elaborado pela agência Brunch em colaboração com a consultoria YOUPIX, 31,44% dos criadores brasileiros ganham entre R$ 2 mil e R$ 5 mil por mês, 28,73% ganham entre R$ 5 mil e R$ . US$ 6.000 por mês e tenha lucro. US$ 10.000. Apenas 0,54% das pessoas ganham mais de 100.000 reais, enquanto 19,24% ganham até 2.000 reais. O engajamento, ou o impacto do seu conteúdo nos seus seguidores, é um dos fatores mais importantes para ganhar dinheiro. Porque as marcas buscam uma visão autêntica e as plataformas estão atentas ao tempo que os usuários passam em seus sites.
Executivos de gigantes de conteúdo digital revelam o que o futuro reserva para os criadores em 2025. Rafael Campos, chefe de marketing criativo da Meta na América Latina, prevê que até 2024, criadores que retratam a vida cotidiana de uma forma divertida e histórica dominarão mais interações. Ele enfatizou que os Reels continuarão sendo o padrão em 2025, com foco em conexões autênticas e personalizadas. Daniela Okuma, gerente geral de negócios do TikTok no Brasil, fala sobre o desejo do público de se envolver com histórias e narrativas inovadoras que desafiem estereótipos. O segredo para 2025, ele diz, é manter a curiosidade e a criatividade sobre contar histórias e apostar no que ele chama de "3Rs": ritmo, rima e razão. Por fim, Manuela Villella, responsável pelo ecossistema do YouTube, garantiu que a popularidade do conteúdo indoor está aumentando, e agora a comunidade de fãs que não se alimenta apenas de conteúdo, mas também da criação de projetos. Ele prevê que tendências como desafios criativos, uso de vídeo e TV conectada surgirão até 2025. Isso porque 75 milhões de brasileiros estão consumindo conteúdos como esse no YouTube.