Pressão e expectativas maiores: CEO da Bayer Crop Science fala sobre o desafio de ser o primeiro líder negro
O que realmente significa ser o primeiro CEO negro da Bayer Crop Science? quais são os seus maiores desafios?
Maurício Rodrigues, CEO da divisão agrícola da Bayer para a América Latina desde 2021, compara sua experiência como um dos poucos executivos negros no Brasil a "ser filho único em uma família muito grande". Para ele, a falta de referências em posições de liderança traz um sentimento de isolamento, enquanto a cobrança externa cresce, com cada atitude sendo minuciosamente avaliada. “Há uma enorme responsabilidade associada ao papel de se tornar um exemplo”, destaca. Com mais de 20 anos de experiência no setor, Rodrigues compartilha como a Bayer enfrenta a volatilidade do mercado agrícola, mantendo um crescimento sustentável enquanto segue comprometido com sua missão: “Saúde para todos, fome para ninguém”. A empresa aposta em biotecnologias avançadas e sementes resistentes a práticas para garantir cultivos mais resilientes e seguros. “Com investimentos consistentes em pesquisa e desenvolvimento, além do suporte de tecnologias baseadas em dados, encontramos novas soluções para proteger a segurança alimentar. A ciência é nossa aliada”, afirma. Nos últimos três anos, a Bayer destinou mais de 6,5 bilhões de euros globalmente para inovação, englobando áreas como melhoramento genético, biotecnologia, produtos químicos e biológicos, além de ciência de dados. Rodrigues confirma a importância da participação do setor privado na mitigação das mudanças climáticas e regeneração ambiental. Sua estratégia foca em soluções flexíveis com a agricultura regenerativa como pilar central, equilibrando produtividade, rentabilidade e sustentabilidade. Entre as inovações é uma tecnologia que permite que centenas de agricultores atinjam mais de 100 sacas de soja por hectare, um marco inimaginável há poucos anos. Além disso, a Bayer lidera o maior programa de carbono da agricultura brasileira, que impactará 1 milhão de hectares na próxima safra. O executivo também ressalta os esforços da Bayer em promover diversidade e inclusão, como o grupo BayAfro, o programa de trainee Liderança Negra Bayer e iniciativas para acelerar a equidade de gênero e a inserção de mulheres negras no mercado. Sobre as lições aprendidas como CEO, Rodrigues reflete: “A carga exige que, em um dia, você lidere com melhoria genética, no outro com finanças, e no seguinte com estratégias comerciais. É fundamental considerar que você não é o especialista em tudo. Humildade é essencial.” Ao final, ele oferece um conselho para jovens que aspiram a cargas de liderança: “Seja uma esponja — priorize o aprendizado acima dos títulos e mantenha o ego sob controle. Liderar exige uma combinação de empatia e autoconfiança.”